Dólar Hoje | Euro Hoje | 25/04/2024

Home / Colunas / Vinho

ON THE ROCKS

Daniel Perches

Vinho 23/03/21

ON THE ROCKS

 

O título acima, apesar de estar em inglês, é bem conhecida por todos nós, os apreciadores de uma boa bebida e ficou eternizada por conta do whisky, que quando pedido nos bares e restaurantes, vinha com a observação de se colocar algumas pedras de gelo (as “rocks”).

Passou-se o tempo e hoje, além dos vários drinques que levam gelo, o vinho também entrou nessa onda. Estamos falando dos vinhos e espumantes ICE, aqueles que têm como recomendação serem consumidos com gelo.

Sim, o que poderia parecer uma heresia, hoje é algo não só bem aceito, mas bem definido pelos produtores que fazem esses vinhos já pensando na degustação com algumas pedrinhas de gelo na sua composição.


E como funciona isso? Por que colocar gelo?

A grande maioria dos vinhos e espumantes feitos nessa “categoria” ICE são mais adocicados, ou os chamados Demi-Sec. A adição de algumas pedras de gelo vai certamente diluir um pouco o vinho, mas sem prejudicar o seu sabor, ou pelo contrário, vai tirar um pouco do doce e deixá-lo um pouco mais leve.

Os vinhos e espumantes ICE são também uma excelente pedida para drinques, que podem receber frutas, especiarias e até chás como mistura, tornando-se assim super versáteis. Além disso, é importante lembrar que por aqui o calor não dá trégua, portanto um vinho gelado é sempre bem vindo. Se tiver umas pedras de gelo então, fica melhor ainda.

 Apesar de ainda sofrer um pouco de preconceito, é importante ressaltar que essa ideia de misturar vinho e água (ou no nosso caso, gelo, que é água congelada) não vem de hoje. Em diversos países tradicionais produtores de vinho é bem comum encontrar famílias que colocam gelo ou até água no vinho.

Enfim, deixando o preconceito de lado, você poderá degustar certamente um vinho refrescante e fazer drinks bem criativos. E se o preconceito não for seu caso, te conto que tem até frisante em lata já rodando por aí, que está nessa mesma categoria. E não é qualquer vinho não, é um rosé da Provence!

Champagne com gelo? Algumas maisons de champagne já tem versões ICE, voltadas principalmente à degustação de drinques, como é o caso da Veive Clicquot Rich. Há vários produtores brasileiros que seguiram a ideia e possuem uma versão como essa.

 

 INDICAÇÃO DE VINHOS

Espumante Casa Perini Ice: Tem agradáveis aromas florais de lírios e aromas frutados como carambola, lichia e nêspera. Destaca-se pelo elegante dulçor jovem combinado cremosidade, com um intenso volume de boca. Apresenta retrogosto refrescante em harmonia com seu perfil doce e final persistente.

RivaRose: Frisante da Provence que traz aromas de pequenos frutos vermelhos (morango e framboesa). A boca revela notas frescas de toranja e especiarias.

Veuve Clicquot Rich: Champagne da renomada Maison que sempre inova em seus produtos. Esse champagne demi-sec vem com alguns drinques super bem elaborados no site da marca, que podem ser feitos em casa para uma experiência incrível

Freixenet Ice: A famosa vinícola produtora de Cavas (os espumantes espanhóis) também aderiu à ideia e apresenta seu espumante demi-sec, que vem com notas cremosas de frutas adocicadas e castanhas.

 

COMPARTILHE