Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Pet

Novembro Azul também é pet

Da Redação

Pet 23/11/22

Novembro Azul é uma campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata em homens, porém a mesma orientação serve para os pets. Segundo o veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi, assim como homens, os machos caninos e felinos (cães e gatos) também sofrem de câncer de próstata, entre outras neoplasias. “O câncer de próstata é uma neoplasia pouco comum em gatos, enquanto em cães é mais frequente. Por este motivo, é importante que os cães, a partir dos seis anos de idade, sejam submetidos anualmente a ultrassonografia abdominal para avaliação de próstatas e testículos, principalmente, machos não castrados”, explica Flosi. 

De acordo com o veterinário, mais de 90% das doenças de próstata podem ser evitadas se o cachorro for castrado no primeiro ano de vida, pois, localizada na pelve próxima à bexiga e que envolve parte da uretra, a próstata participa do processo reprodutivo e sofre influência dos hormônios sexuais produzidos nos testículos.

“Os sintomas mais comuns de câncer de próstata em cães são: lambedura em excesso do local, dificuldade em urinar (urina em jatos finos demorando mais para esvaziar a bexiga), dificuldade em defecar com dor e desconforto, evacuação de fezes em formato de fitas (achatado), presença de secreção com sangue ou esverdeada no órgão genital. A probabilidade em desenvolver um tumor maligno é muito pequena, mas, mesmo assim, a doença compromete a qualidade de vida e o bem-estar do animal. Há casos em que os animais podem ter a próstata modificada sem apresentarem sintoma por longo tempo”, elenca o veterinário.

A maior parte dos cânceres são nos órgãos, portanto a próstata não foge disso. “A próstata está presente somente no sexo masculino dos animais, tanto em humanos como em cachorros e gatos, dessa forma o câncer é gerado por um excesso de criação do hormônio testosterona”, diz Flosi.

O veterinário oncologista irá sugerir o tratamento mais adequado para controle da doença e qualidade de vida do animal. A quimioterapia também pode ser considerada, conforme o estado geral do paciente, como uma tentativa de reduzir o tumor. “Entretanto o câncer de próstata normalmente é pouco responsivo aos efeitos da quimioterapia, por isso seu uso ainda está sendo mais bem avaliado. A cirurgia é recomendada em alguns casos, como quando há obstrução urinária, por exemplo, e é preciso colocar stents uretrais”, avalia o especialista.

“No entanto, quando a neoplasia é maligna e já houve metástase, ou seja, o câncer já acometeu outras partes do corpo do Pet, nem sempre a cirurgia é viável. Muitas vezes, o tratamento paliativo pode ser a melhor escolha”, completa.

Prevenção, o melhor remédio

Investir em qualidade de vida, alimentação equilibrada, atividade física, consultas médicas e check-ups periódicos, que incluem palpação retal nos animais, são dicas valiosas e podem colaborar com a prevenção e tratamento precoce do câncer de próstata e outras doenças prostáticas.

“Além disso, animais castrados não costumam ter hiperplasia benigna, ou seja, mais uma doença é evitada. Por isso, a orquiectomia pode ser a melhor escolha para o seu pet”, finaliza Flosi, que orienta saber mais sobre ela com um veterinário especialista em oncologia.

COMPARTILHE