Dólar Hoje | Euro Hoje | 19/04/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Museu Vivo Cândido Ferreira promove encontros presencial e virtual sobre a museologia social e a saúde mental

Da Redação

Agenda Cultural 21/09/21

O público terá a oportunidade de se profundar no tema e trocar informações com especialistas, como o poeta, museólogo e professor Mario Chagas 

Você já parou para pensar na importância que um museu tem para contar e eternizar parte da história de uma época e quais eram seus valores? Olhar para o retrato dessa história com mais profundidade pode contribuir para que uma sociedade não repita os mesmos erros ou ainda se aprofunde nos acertos.

O Museu Vivo Cândido Ferreira está com inscrições abertas para dois eventos gratuitos, um será presencial e outro on-line, e traz como pano de fundo o tema “Entrelaçamento entre a saúde mental e a Museologia Social”. Os workshops são oferecidos pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira como contrapartida ao Projeto PROAC, 13/2020, referente à Modernização de Museus, Arquivos e Acervos no estado de São Paulo.

Os encontros contarão com a presença de importantes especialistas e estudiosos, dentre eles o poeta, museólogo e professor Mario Chagas; a doutora em Museologia, Juliana Siqueira, e a artista visual e presidenta do Conselho Municipal de Política Municipal de Campinas, Andréa Mendes.

A equipe do Cândido Ferreira abordará temas da saúde mental, trazendo relatos das vivências de arte como processos transformadores da instituição, e da formação do valioso acervo do Museu Vivo. “Vamos trazer para os dois encontros a dimensão do Museu Vivo Cândido Ferreira, com reflexões mais amplas que envolvem a Museologia Social e a Saúde Mental, além de ser uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer melhor esse espaço centenário tão importante para a cidade”, destaca Gal Soares de Sordi, uma das gestoras do projeto Museu Vivo.  

Inscrições

Para o encontro presencial, que ocorre no dia 24 de setembro, das 8h às 12h, as inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/NzkspubwogcFULfJA. Estarão disponíveis 25 vagas. Já no dia 29 de setembro, o workshop acontece virtualmente, no canal do Youtube Cândido Ferreira oficial e não será necessário fazer a inscrição prévia.


COMPARTILHE