Dólar Hoje | Euro Hoje | 21/11/2024

Home / Noticias / Cidades

Multinacional apoia escola de triathlon que atende crianças e adolescentes

Da Redação

Cidades 03/09/24

Correr, nadar e andar de bicicleta é a rotina de 60 crianças e adolescentes em quatro dias na semana. Eles fazem parte da “Escolinha de Triathlon Formando Campeões”, que oferece à jovens de 8 a 16 anos de Campinas, a oportunidade de praticar um esporte olímpico com estrutura profissional. Parte desses jovens vem de famílias com renda de até três salários mínimos e algumas recebem benefício social do Governo Federal. Quando iniciam no projeto, quase 40% deles estão com sobrepeso ou obesidade.

As aulas ocorrem no contraturno das aulas e os jovens atletas são divididos em quatro turmas: duas pela manhã e duas à tarde. As crianças também recebem lanche durante o período dos treinos. “O aprendizado e o aprimoramento das técnicas de corrida, ciclismo e natação ajudam as crianças a usarem a energia de forma mais eficiente, melhorando seu desenvolvimento, mas os treinamentos vão além da prática do esporte”, afirma Ricardo Júnior, coordenador geral de núcleos do projeto.

“Entre brincadeiras e técnicas ainda há muita conversa, com temas como respeito e disciplina. Mais do que desenvolver atletas, apostamos na educação para formar cidadãos, com valores aprendidos por meio do esporte”, elenca o coordenador.

Ricardo conta que a escola recebe apoio da prefeitura de Campinas, porém são as empresas privadas que viabilizam todo o trabalho. “Aumentamos de 50 para 60 o número de crianças atendidas desde o ano passado. Os patrocínios de empresas privadas são fundamentais para a realização do projeto, não somente pelo aporte financeiro, mas até por permitirem trazer uma experiência de gestão, com novas oportunidades. As empresas também nos auxiliam na redução de custos e em uma melhora considerável na qualidade, em contrapartida”, destaca Ricardo.

A sinergia entre o público e o privado em projetos como o da “Escolinha de Triathlon”, viabilizam soluções eficazes, em que todos os lados saem beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte. “A empresa tem o benefício fiscal e nossos alunos aprendem um esporte que, para muitos, era desconhecido e, atrelado a isso, com impacto social, ambiental, educacional e cultural, que serão levados pelos alunos por toda a vida”, ressalta.

Uma das empresas patrocinadora do projeto é a Antibióticos do Brasil (ABL), que é apoiadora desde a chegada do núcleo em Campinas, em 2020. “Acreditamos no esporte como uma ferramenta eficaz para promover saúde e desenvolvimento. Trabalhar com as crianças é promover um futuro melhor, mais saudável e feliz”, explica Cíntia Franco, gerente de RH da ABL.

O gestor e padrinho da “Escolinha de Triathlon Formando Campeões”, Juraci Moreira, conta que a trabalho desenvolvido com os jovens é fundamental para o futuro deles. "É por meio do auxílio de empresas como a ABL que podemos apresentar o triathlon, que é considerado um esporte de elite, a cada vez mais crianças e jovens. Este é um impacto bastante significativo, pois a apresentação da modalidade abre novos horizontes aos nossos jovens. Fico muito honrado em poder levar o esporte que amo e passar um pouco sobre minhas experiências como atleta profissional, pois sei que todo o aprendizado os ajudará a serem adultos bem estruturados. Nossa essência é formar campeões na vida e no esporte e, com todo o apoio, estamos conseguindo", conclui.

COMPARTILHE