Dólar Hoje | Euro Hoje | 26/04/2024

Home / Colunas / Turismo

Maragogi: o caribe brasileiro

Maria Cecilia Valadares Zitto - @umgirocomacissa

Turismo 07/12/21

Conhecida como o caribe brasileiro, por seu mar de cor azul-turquesa, Maragogi é uma pacata vila situada a 138 quilômetros de Maceió, em Alagoas, e é o segundo maior polo turístico do Estado. Suas praias de águas calmas e repletas de coqueiros são um convite ao descanso e a tranquilidade. 

As grandes atrações de Maragogi são suas praias e as galés, piscinas naturais formadas por recifes de corais, quando a maré está baixa. São três locais de piscinas: a Galé Principal, maior e mais explorada, a de Taocas e a de Barra Grande. Nas piscinas é possível encontrar muitos peixes coloridos, animais marinhos e corais. O passeio para as galés é vendido por várias empresas de turismo.

Algumas praias valem destaque, como a Praia de Burgalhau, bem próxima da vila de Maragogi, é um local muito bonito e pouco movimentado. Possui um perfil familiar, com mar tranquilo e calmo, boa para ir com crianças. Tem um receptivo/restaurante com ótima infraestrutura para passar o dia, o Pontal do Maragogi. 

Na sequência, vem Barra Grande, uma das praias mais conhecidas da região. A cor do mar impressiona os turistas e o grande banco de areia que aparece quando a maré está baixa. O restaurante/pousada Meraki Beach oferece boa estrutura e cardápio variado de drinks e comida. 

A Praia de Antunes é a mais famosa e a que fica mais cheia de turistas. Tem cenário paradisíaco, com suas águas mornas, coqueiros e areia macia. Não possui muita estrutura de bares e restaurantes. Ao lado de Antunes, está a calma e belíssima Praia do Xaréu, que também é chamada de Praia da Bruna, devido à sessão de fotos feita pela atriz Bruna Lombardi no local. Pouco explorada pelo turismo, é um lugar aconchegante e que costuma ficar a maior parte do tempo deserta, recebendo alguns turistas na alta temporada. Não tem infraestrutura próxima. A praia de Maragogi é a praia principal da cidade com muitos restaurantes e bares na orla. 


Outro programa que não pode ficar de fora do roteiro é o passeio de buggy, que possibilita conhecer várias praias no mesmo dia, com paradas para fotos e mergulho. Para quem não tem muito tempo na cidade, é uma ótima opção. Os passeios são feitos tanto para as praias do norte (Peroba, Burgalhau, Ponta de Mangue, Xaréu e Barra Grande), como para as do sul (Camacho, São Bento, Paripueira e Boqueirão). As do norte são as mais bonitas e valem mais a pena. Da mesma forma que o passeio para as galés, o buggy pode ser contratado no hotel, agências de turismo ou diretamente com o bugueiro. 

Maragogi tem uma boa infraestrutura de restaurantes e possui uma variedade de pousadas e hotéis, sendo a maior parte acomodações simples. Para quem prefere hotéis maiores as opções são os dois resorts all inclusive da região, o Salinas de Maragogi e o Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort. 


A gastronomia local é excelente e gira em torno de pratos típicos do nordeste, peixes, frutos do mar, tapiocas e o famoso bolo de goma (sequilho), feito com goma de mandioca. Os restaurantes Tuyn, Odoiá, Netun, Russo Gastrobar e o Degutti Café são opções excepcionais na cidade. 

Há duas maneiras de chegar a Maragogi - por Recife ou Maceió. A distância é a mesma e nos aeroportos das duas cidades existem empresas que fazem o deslocamento. É possível comprar o traslado com antecedência pela internet com os hotéis e agências. 

Hospitaleira, tranquila e com praias de tirar o fôlego, Maragogi é um destino simples, porém perfeito para relaxar e se encantar. 



COMPARTILHE