Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/03/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Louis Pasteur, gênio da ciência, ganha exposição interativa no Sesc Campinas

Da Redação

Agenda Cultural 22/06/21

Um dos gênios da ciência, um pesquisador obstinado e um mestre na difusão de informações, Louis Pasteur tem sua vida e obra revisitadas na mostra “Pasteur, o Cientista”, no Sesc Campinas, a partir de 23 de junho de 2021. A abertura virtual será transmitida pelos canais Sesc SP e Sesc Campinas, às 20h30, com a participação dos pesquisadores Hugo Fernandes e Pedro Hallal, que irão refletir sobre “A importância da ciência para o desenvolvimento de um projeto de saúde”, com mediação da médica sanitarista Sílvia Santiago.

A exposição será aberta ao público no dia 24 de junho, quinta-feira, com visitas presenciais gratuitas de terça-feira à sexta, às 10h30, 13h30, 16h, 18h; e aos sábados, às 10h30 e às 12h30. Seguindo todas as recomendações de segurança sanitárias e com quantidade limitadas de pessoas, as visitas serão feitas por meio de agendamento neste link: Agenda Exposição Pasteur, O Cientista.  

Quem foi Louis Pasteur

Pasteur, nascido no interior da França em 1822, de uma família de curtidores de couro, fez avançar a Química e a Medicina no século XIX e, como um dos criadores da Microbiologia, redefiniu horizontes ao provar que existem micro-organismos e como eles se reproduzem, proliferam, colonizam outros organismos e são responsáveis pelas doenças infecciosas.

Estudou germes, vírus, fungos e demais “seres infinitamente pequenos”. Estabeleceu, assim, novos paradigmas para as ciências e novos procedimentos inclusive para a Medicina, salvando incontáveis vidas ao introduzir a assepsia nos cuidados com doentes. Antes disso, era comum que os médicos sequer lavassem as mãos nos atendimentos.

A fama conquistada pela vitória contra a raiva, com a vacina pioneira em 1885 permitiu que levantasse fundos internacionais para fundar, três anos depois, o Instituto Pasteur, com braços pelo mundo, para disseminar a imunização.

Serviço:

PASTEUR, O CIENTISTA

Abertura: 23 de junho, às 20h30, pelos canais do Sesc São Paulo  (youtube.com/sescsp) Sesc Campinas (youtube.com/sesccampinas)

Visitação de terça a sábado, mediante agendamento prévio pelo link: https://www.sescsp.org.br/programacao/225065_PASTEUR+O+CIENTISTA 

Recomendação etária: Livre

Sesc Campinas: Rua Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim, Campinas (SP)

Evento gratuito 


COMPARTILHE