Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Noticias / Geral

IoT: a revolução silenciosa que está redefinindo o futuro dos negócios

Samuel Leite

Geral 20/06/23

Talvez você já tenha se deparado com a sigla "IoT " e se perguntado: o que é e para que serve isso? A sigla IoT é a abreviação para 'Internet das Coisas' em inglês. Essa tecnologia consegue mudar o dia a dia das empresas profundamente. Imagine um mundo onde todos os dispositivos da empresa, da máquina de café ou sistema de TI, se até se comunicam entre si, sem necessidade de interação humana direta.

Vamos usar o café, como exemplo: imagine que por meio desta tecnologia é possível, através de sensores, como a presença de funcionários no estacionamento, iniciar a preparação da bebida automaticamente pela manhã, justamente quando os primeiros funcionários chegam.  E a Internet das Coisas não é apenas uma realidade para grandes administrativos com orçamentos robustos. Pequenas e médias empresas também podem aproveitar a eficiência e a economia trazida pela IoT .

Para empresas de menor porte, a IoT pode fornecer soluções que otimizam a gestão de estoque, melhorem a experiência do cliente e até mesmo aumentem a segurança. Imagine, por exemplo, sensores inteligentes monitorando o nível de estoque, alertando automaticamente quando é necessário reabastecer. Isso reduz a chance de erros manuais e o tempo gasto no gerenciamento de estoque, liberando mais tempo para se concentrar em outras áreas cruciais do negócio.

De maneira prática, o sistema faz auto checagem e avisa a equipe sobre problemas potenciais antes que eles ajudem, economizando tempo e recursos. Essa situação, que pode parecer coisa de filme futurista, é cada vez mais real com a aplicação da IoT .

Um estudo recente da prestigiada Universidade de Stanford indicou que empresas que adotam soluções IoT viram sua eficiência operacional aumentar em até 30%me entre os benefícios relatados estão mantendo custos com manutenção e aumento da produtividade dos funcionários.

A Internet das Coisas está redefinindo o funcionamento das empresas, abrindo caminho para mais eficiência e economia. Ao incorporar a IoT na rotina da empresa, a transformação não só é possível, como também está ao seu alcance. Faça parte dessa mudança e a empresa prosperar.

COMPARTILHE