Dólar Hoje | Euro Hoje | 23/04/2024

Home / Colunas / Estilo

Invista na imagem pessoal na busca de emprego

Jana Romanini

Estilo 13/01/22

Começo do ano é sempre um bom momento para buscar uma recolocação no mercado de trabalho, não que as vagas sejam melhores, mas por uma questão psicológica mesmo. As primeiras semanas do ano tem sempre uma expectativa para colocar em prática novos projetos e objetivos.

Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) indicam que 13 milhões de brasileiros encerraram 2021 desempregados, por isso, quem planeja disputar uma vaga nas próximas semanas, além do preparo técnico, é muito importante investir na imagem pessoal, para sair na frente de outros candidatos.

A forma de se vestir diz muito sobre a personalidade de alguém e “fala” antes mesmo da pessoa se apresentar em uma entrevista. Os profissionais de RH são treinados para avaliar o candidato de várias formas. Claro que a experiência e o conhecimento são fundamentais, porém as empresas se preocupam também com a personalidade do novo funcionário, já que ele será inserido no ambiente corporativo. 

Para causar um impacto positivo com a sua imagem assim que chegar na entrevista, a consultora orienta sobre alguns cuidados. Prefira cores sóbrias e peças elegantes, exceto se o ramo de atuação for do criativo, como publicidade. As mulheres devem evitar a sensualidade com os decotes, transparências e saias muito justas ou curtas, e os homens devem estar com barba e cabelo em dia. Se certifique de que a roupa não está amassada e não exagere no perfume. 

Os acessórios ajudam e muito na composição da imagem profissional, como relógio, brincos, pulseiras e colares. Relógios passam automaticamente uma imagem de pontualidade e comprometimento, por isso, se puder, use. Brincos e pulseiras devem ser discretos para não desviar a atenção do entrevistador e os sapatos devem transmitir aquilo que você deseja, por exemplo, o scarpin é elegante e o tênis, esportivo. As sapatilhas com bico arredondado transmitem romantismo e fragilidade, por isso devem ser evitadas nesses momentos. 

Esse cuidado deve ser mantido mesmo depois de garantir a vaga, para a manutenção do emprego, já que o zelo com a imagem também significa cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar. 

Cuidar de si reflete de maneira positiva na produtividade e na relação com os colegas. Assim como a aparência, a roupa apropriada não é aquela que é mais cara ou de grifes famosas, não é o que você veste e sim como veste. É importante ter cuidado com as peças e priorizar o conforto durante o trabalho com bom gosto. Portanto, na hora de escolher o look de trabalho, dê prioridade para o seu bem-estar de maneira autêntica. 


COMPARTILHE