Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/03/2024

Home / Colunas / Turismo

Gonçalves: natureza e descanso no Sul de Minas

Maria Cecilia Valadares Zitto

Turismo 14/04/21

Para curtir a natureza e o friozinho da Serra da Mantiqueira, a 1.250 metros de altitude, está a aconchegante cidade de Gonçalves, em Minas Gerais, que faz parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.

Como chegar?

A forma mais prática de ir até lá é de carro. Está a 180 quilômetros de Campinas, e o percurso entre as duas cidades é feito principalmente por meio da Rodovia Fernão Dias (BR-381).

De São Paulo são 190 quilômetros via Fernão Dias (com 29 km de estrada de terra) ou pela rodovia Ayrton Senna e Carvalho Pinto, totalizando 210 quilômetros, sendo a rota toda asfaltada. 


O que fazer?

É muito procurada pelo turismo de aventura e suas cachoeiras, sendo as principais a Cachoeira das Sete Quedas, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Cruzeiro, Cachoeira do Simão, Cachoeira do Funil e Cachoeira do Retiro.

Passeios de 4x4, trilhas para andar de bike, a cavalo ou fazer caminhada, rapel e canoagem são outras atividades possíveis. Ver a vista do alto da Pedra do Forno ou do Mirante do Serrano também são boas opções.

Para quem gosta de uma boa cachaça, o Alambique Três Barras oferece visita com entrada gratuita, onde é possível ver como é produzida a bebida. 


Onde ficar?

A Pousada Solar D´Araucária possui 19 chalés super charmosos que contam com lareira, hidromassagem e ofurô. A Pousada Viver a Pedra tem uma vista linda para a Pedra do Baú e conta com área de lazer com piscina, academia ao ar livre e playground. A Pousada O Montanhês e a Pousada Ver o Vento também são ótimas opções de hospedagem.


Onde comer?

A culinária é um dos pontos fortes da cidade. O requintado restaurante Nó em Pinho fica na Pousada Solar D´Araucária. No centro, as opções são o restaurante Flor de Cerejeira, o Quintal da Bel e o Detrás da Matriz. Perto da Cachoeira do Simão está o Geminus Gastroart, que serve menu degustação. O Ao Pé da Pedra fica no início da trilha para a Pedra Chanfrada.

Na Pousada Bicho do Mato está o Restaurante Sauá. Atmosfera tranquila, lindas paisagens e culinária impecável faz de Gonçalves um lugar muito procurado para aproveitar as férias ou apenas para um final de semana.










COMPARTILHE