Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Minha Receita

Filé de tilápia ao molho bechamel com pera e arroz negro

Alê Lembo

Minha Receita 23/11/22

Que tal uma receita sofisticada, que impressiona qualquer convidado, porém muito fácil de fazer?

A receita de tilápia desse mês é simplesmente maravilhosa e você pode aproveitar para fazer no réveillon que vai impressionar e agradar aos paladares mais exigentes!

Arroz negro

½ xícara de arroz negro

1 xícara de água quente

1 colher de sopa de cebola cortada em cubinhos

Sal a gosto

Em uma panela média, aqueça o azeite e coloque a cebola para dourar levemente. Adicione o arroz e o sal e misture bem, deixando fritar um pouco. Acrescente a água e deixe levantar fervura. Aqui, diferente do arroz branco, você deve tampar e abaixar o fogo para médio, e deixar cozinhar por 25 minutos. Se a sua tampa não tiver saída para o vapor, deve ficar entreaberta.

Molho bechamel 

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

½ cebola cortada em cubinhos

500ml de leite

Sal e pimenta do reino moída na hora e páprica a gosto

Noz moscada ralada na hora

Em uma panela, coloque a manteiga e espere derreter em fogo médio. Adicione o azeite e a cebola. Mexa, acrescente a farinha de trigo e com a ajuda de um fouet, mexa até que ela comece a escurecer. Adicione o leite aos poucos e mexa vigorosamente, sempre com o fouet para não empelotar. Se você observar grumos de farinha, faça com rapidez movimentos do número 8 com o fouet, até obter um creme liso. Tempere com sal, páprica e pimenta do reino. Desligue o fogo e acrescente a noz moscada ralada na hora.

Filé de tilápia com pera

3 filés de tilápia

1 pera madura laminada 

1 colher de sopa de azeite

Suco de ½ limão siciliano

Raspas de limão siciliano 

Sal, pimenta do reino

Pré aqueça o forno. Em uma assadeira coloque o azeite no fundo e disponha as lâminas de pera. Cubra com duas colheres de molho bechamel e espalhe bem. Disponha os filés de peixe e tempere com sal, pimenta do reino e raspas de limão siciliano. Cubra os filés de peixe com lâminas de pera, o suco de limão siciliano e o restante do molho bechamel. Rale queijo parmesão, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 220ºC por 20 minutos. Remova o papel alumínio e mantenha por mais 5 minutos.




COMPARTILHE