Dólar Hoje | Euro Hoje | 19/04/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Festival Itinerante Sabores da Terra desembarca na Lagoa do Taquaral em Campinas com a presença de Mazinho Quevedo

Da Redação

Agenda Cultural 19/11/21

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra lançado em 2015 na cidade de Indaiatuba, fará sua 16ª edição em Campinas. O evento tem percorrido diversas cidades do interior de São Paulo com o propósito de valorizar a gastronomia local e regional, além de ajudar a promover pequenos produtores do entorno. 

A festa começa no dia 26, das 18h às 22h, e dias 27 e 28 de novembro, das 12h às 22h, nos portões 5 e 7 da Lagoa do Taquaral, trazendo o melhor da gastronomia de raiz com pratos feitos em fogo de chão no disco de arado, parrilla, defumadores e fogão a lenha. Ao todo participam mais de 25 operações de gastronomia e uma alameda com artesãos, pequenos produtores e uma barraca da Morada Espírita Professor Lairi Hans com artesanato natalino, cuja renda será totalmente revertida para as obras sociais da entidade. 

A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha da Prefeitura Municipal de Campinas, intitulada “Natal Sem Fome”. Todos os alimentos doados, serão entregues ao banco de alimentos da cidade para às famílias em situação de vulnerabilidade social.  

Nesta edição o público terá a oportunidade de conhecer renomados chefs, cozinheiros e produtores da região que vão mostrar seu talento e arte por meio das aulas-show e workshops gratuitos. O comando dessa área ficará por conta do curso de gastronomia da UNIMETROCAMP, sob a batuta do Prof. Caio Nunes. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia. 


No palco de shows cinco bandas animam os três dias de evento. Na sexta, a partir das 19h, quem abre o evento é o músico Fabinho Azevedo ao lado de outros músicos para uma boa noite de samba. No sábado, às 12h30, o show é com Big Chico Blues Band, considerado um dos maiores nomes do Blues e da Soul music da atualidade. A noite quem anima a festa é Roberto Tempesta & Banda, a partir das 19h. No domingo uma grande atração aguarda o público, a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos faz sua apresentação às 13h, com duas participações especiais: o cantor, compositor e instrumentista Mazinho Quevedo, indicado ao Grammy Latino em 2009 e considerado um dos maiores violeiros do país e também um dos maiores propagadores e estudiosos da cultura caipira, e, a dupla Camila e Gabriel, irmãos da cidade de Monte Sião que vem de uma família de músicos, de cantores e compositores e trazem na bagagem, participações com as melhores duplas sertanejas do Brasil, incluindo Milionário e José Rico, Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Guilherme e Santiago entre outras. Em 2011 eles foram finalistas do programa Ídolos, na TV Record. 

Sob a regência do maestro Robson Furioso, os 24 músicos manejam 21 violas caipira, um contrabaixo, uma flauta, dois violões e um berrante, mantém exclusivamente a tradição de seu repertório com a imortal música sertaneja de raiz e tem como propósito preservar e perpetuar a essência da cultura caipira. O grupo já dividiu o palco com nomes consagrados da música sertaneja de raiz, como o próprio Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso. O encerramento será com o grande show da banda Queen Lives a partir das 19h com o músico Antônio Lobato no vocal. 

Todas as edições do evento possuem uma alameda de produtores e em Campinas terá produtos como queijos, temperos, mini legumes, licores, geleias, cachaças, especiarias, sais, queijos, frutas exóticas do mercadão e muito mais. 

Para as crianças haverá atrações com personagens infantis e uma ampla área kids com muitos infláveis e outros brinquedos.  

O acesso ao espaço do festival somente será permitido para quem apresentar o comprovante de vacinação, mediante apresentação da carteirinha ou do aplicativo do governo do Estado (ConectSus).  

Para quem não tomou nenhuma dose, assim como crianças com menos de 12 anos, a entrada só será permitida com a apresentação de um exame negativo de PCR realizado nas últimas 48h ou Antígeno realizado nas últimas 24 horas.

Dentro do evento será obrigatório o uso de máscara, exceto quando o participante estiver comendo ou bebendo. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos, e haverá redução do público para garantir o distanciamento.

SERVIÇO

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Quando:  dias 26, 27 e 28 de novembro 

Onde: Lagoa do Taquaral – Campinas/SP – entrada portões 5 e 7

Redes Sociais: @saboresdaterrafgi

#festivalsaboresdaterra 


COMPARTILHE