Dólar Hoje | Euro Hoje | 03/05/2024

Home / Noticias / Cidades

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra abre o circuito 2023

Da Redação

Cidades 07/03/23

Considerado o maior encontro de gastronomia de raiz do interior de São Paulo, evento gratuito ocorre de 10 a 12 de março no estacionamento do Theatro Municipal de Paulínia. Cozinheiros e assadores preparam pratos da culinária caipira em fogo de chão, disco de arado e defumadores

Lançado em 2015, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega à 24ª edição. Paulínia foi a cidade eleita para abrir o circuito 2023. Neste ano, o circuito pretende percorrer 10 municípios, com a possibilidade de atingir a marca de 14 edições, a depender da demanda. O evento, que já percorreu 13 cidades do interior de São Paulo, tem o propósito de fomentar a cultura caipira através da gastronomia e promover pequenos produtores locais e regionais. 

A festa começa na sexta-feira (10/03), das 18h às 22h; e segue no final de semana (dias 11 e 12/03); sábado e domingo, das 12h às 22h, no estacionamento lateral do Theatro Municipal de Paulínia. As 22 operações gastronômicas incluem o melhor da culinária caipira com pratos feitos em fogo de chão, no disco de arado, na parrilla e nos defumadores. A comedoria estará dividida em três alamedas: salgada, doce e de produtos artesanais (pequenos produtores). 

A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de livros para o projeto da Biblioteca Itinerante do município. Em 2022, quando o festival também abriu seu circuito em Paulínia/SP, foram arrecadadas 143 publicações, entre livros, revistas e periódicos, que contribuíram sobremaneira para o acervo da biblioteca. Na 24ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, além de livros, serão aceitas doações de ração para pets em situação de rua, a serem revertidos para ONG’s de Paulínia. 

Resgate de tradições culinárias

Quem passar pelo local, poderá degustar uma grande variedade de pratos, muitos deles elaborados com ingredientes oriundos de pequenos produtores. 

São bastante tradicionais o porco à paraguaia recheado com queijo, comida tropeira com a queima do alho, joelho de porco, costela fogo de chão, torresmo de rolo, hamburguer na parrilla, fava tropeira, arroz de costela, galinhada de “lamber os beiços”, paella caipira “no capricho”, linguiça artesanal “pra valer”, carne de sol com macaxeira e o tradicional bolinho caipira, um dos quitutes mais queridos da festa. Além dessas delícias o visitante poderá degustar: batata da roça, lanche de pernil, lanche de linguiça caipira, churrasco, pastel, delicias de milho, crepes e muito mais. 

O evento conta com a “Alameda do Açúcar” com doces artesanais, churros, espeto de morango com chocolate, maçã do amor, chuvete, crepe, sorvete, milk shake, açaí e doces artesanais bem ao estilo de vó, feitos em tachadas no fogão à lenha.

Todas as edições do evento contam com uma “Alameda de Produtores”. Nesta edição, haverá produtos como queijos, cachaça de rapadura, licores, geleias e doces artesanais. 

Programação musical com diferentes estilos

No palco, nove atrações se dividem no palco para animar o público ao longo dos três dias de evento. Na sexta, a partir das 20h, a abertura fica por conta da banda Queen Lives, considerada uma das maiores covers do Brasil, com Ântônio Lobato no vocal.

No sábado, às 12h30, Fabinho Azevedo, uma referência no universo do samba em Campinas e região, comanda uma roda de samba. Na noite do sábado, a partir das 20h, a banda Legião Urbana Cover para matar as saudades e cantar junto. 

O domingo será dedicado ao sertanejo. A partir das 12h30, a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos que acompanha o evento desde 2016, abre a programação, como tradicionalmente acontece no Sabores da Terra. Sob regência do maestro Robson Furioso, os 24 músicos manejam 21 violas caipiras, um contrabaixo, uma flauta, dois violões e um berrante. Assim, mantém um repertório tradicional com a valorosa música sertaneja raiz e têm como propósito preservar e perpetuar a essência da cultura caipira. O grupo já dividiu o palco com nomes consagrados como Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso. 

Às 13h30, orquestra apresenta o Momento de Fé com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Quem entoará a Ave Maria é a cantora Camila Morais, da dupla Camila e Gabriel. Os irmãos se apresentam no domingo, encerrando o evento, a partir das 19h. Natural da cidade de Monte Sião, a dupla vem de uma família de músicos, de cantores e compositores e já fez participações com as melhores duplas sertanejas do Brasil, incluindo Milionário e José Rico, Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Guilherme e Santiago entre outras. Em 2011 eles foram finalistas do programa Ídolos, na TV Record. 

Para as crianças, uma ampla “área kids” com muitos infláveis e brinquedos como um bunge trampolim.  

O acesso ao espaço do festival é livre e a área é ampla e aberta. Há muitos espaços cobertos e mesas e cadeiras para os visitantes. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos e os protocolos sanitários vigente respeitados para segurança de todos.

Para saber mais sobre a programação e as próximas cidades que acolherão o circuito, acesse o site https://festivalsaboresdaterra.com.br/, reformulado e recheado de novidades.

SERVIÇO

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Dias 10, 11 e 12 de março  

Estacionamento lateral do Theatro Municipal de Paulínia - Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500, Paulínia

Redes sociais: @saboresdaterrafgi

Informações: (19) 99733.1398

Não será permitida a entrada com cooler ou garrafas de vidro


COMPARTILHE