Dólar Hoje | Euro Hoje | 24/04/2024

Home / Noticias / Cidades

Festival de cerveja agita feriado de carnaval

Andréa Barbieri

Cidades 24/02/22

Festival para os fortes: Cervejas Extremas trará mais de 30 estilos para o Unimart Campinas de 25 a 28 de fevereiro com entrada gratuita

Apreciadores de cervejas artesanais mais radicais viverão experiências sensoriais únicas, num evento com muito rock, gastronomia e tatuagem  

Campinas recebe a 1ª edição do Festival Cervejas Extremas, com álcool lá em cima, gosto forte, misturas inusitadas e muito rock 'n' roll. Essa é a proposta do evento que trará cervejas pensadas fora da caixinha e que acontece de 25 a 28 de fevereiro, num seleto espaço climatizado do Unimart Shopping Campinas. 

Um bom bebedor de cerveja está sempre buscando novas experiências e mestres cervejeiros adoram um desafio. Assim, na década de noventa nos EUA, pequenas fábricas iniciaram um movimento para transformar o líquido em produto de categoria. Algo para ser apreciado como um bom charuto, um uísque que levou anos envelhecendo ou uma garrafa de vinho da melhor safra. Nasceram as extremes beers, cujo sabor é garantido com doses extras de álcool e dupla fermentação. 


Para a curadoria do evento, esse conceito de cerveja extrema não é somente aquela com alto teor alcoólico. Essa é uma característica muito relevante, mas não única. Cerveja radical é aquela que foge do padrão e tira o consumidor do lugar comum. No Brasil, mestres cervejeiros trilham caminhos refinados na tentativa de mexer com o paladar, rasgar padrões e mostrar sua criatividade com maturações mais longas e misturas de ingredientes que vão do café à pimenta habanero.

Todas as cervejarias participantes terão em seu cardápio uma cerveja mais tranquila para ajustar o nível alcoólico, leia-se Pilsen ou Lager, mas quem visitar o festival poderá experimentar diferentes estilos, vários níveis de teor alcoólico e de IBU. Para quem nunca ouviu falar, IBU é a sigla para a frase International Bitter Unit que representa uma escala de 0 a 100 e mede o potencial de amargor conferido pelos lúpulos à cerveja. Em tese, quanto maior o IBU mais amarga a cerveja será. 

Confira abaixo alguns rótulos reunidos pelas cervejarias Campinas, Copina, ZEV, Mosteiro, Base, Locals Only:

Wild Sour maturada em Barrica de carvalho com Bretanomyces (8.5% álcool), Sour Yogozev com Lactose e morangos orgânico (6.8% álcool), Barley Wine maturada por um ano em barrica de vinho do porto (11.5% álcool), Ipa Goiaba (6.5% álcool), Dry Stout Tangerina cítrica (5.8% álcool), Triple New England maturada no carvalho (10% álcool), New England com melão, lúpulos alemães e filtrada (7.8% álcool), Apa (American Pale Ale), WitBier Goiaba, Fruit IPA Manga, New England Terpenada, American Stout, Black Flanders, Red Flanders, Ris, Videnz NE IPA - Dry Hop de Mosaic, Simcoe e Citra (6,3% álcool/30 IBU), 9NineTAN - Dry Hop de Sabro e adição de Tangerina (9,1% álcool/100 IBU), Too Much Gose - adição de sal, tomate e pimenta Habanero (5,0% álcool), Forasteira IPA (6,4% álcool/50 IBU), Imperial TANK Double IPA (8,5% álcool/85 IBU), White IPA (Witbier com IPA), Império IPA (90 IBU), Stowe (NEW IPA), Nostradamus (STOUT), Tripel, Sour Jabuticaba e muito mais.


Shows, tatuagem e gastronomia

O festival vai além das opções cervejeiras. Uma charmosa área externa, localizada em frente ao espaço climatizado, reunirá assadores, churrasqueiros e food. A programação musical trará Antônio Lobato piano e voz (Queen Cover) na sexta (25), Duo Eletric - U2 Cronos com Marco e Rene no sábado (26), Du Oliva (The Jocker) no domingo (27) e para fechar o evento na segunda (28), o Bluesman Big Chico. Todos os shows começam a partir das 16h. Um estúdio de tatuagem comandado pelo tatuador Caio Waetge da Tattoo Concept de Vinhedo, aguarda os visitantes que quiserem fazer uma tattoo ou colocar um piercing, além de expositores “extremos “como a Murú Pimentas, AMB Acessórios em couros e gigs e Kings Barbearia.

Idealizado pela WB Produções, com larga experiência em eventos cervejeiros, o Cervejas Extremas ficará instalado na estrada Império do Sol Nascente no Unimart Shopping Campinas, ocupando o interior de uma loja e a parte externa ao ar livre defronte a mesma. Os horários de funcionamento são: sexta-feira das 17h às 23h e sábado, domingo e segunda, das 12h às 23h. A entrada é gratuita. 

Serviço

Festival Cervejas Extremas

Quando: 25 a 28 de fevereiro

Local: Unimart Shopping Campinas - Av. Império do Sol Nascente, 350 - Chácara da República, Campinas – SP - Entrada Império do Sol Nascente

Horário: sexta-feira das 17h às 23h e sábado, domingo e segunda das 12h às 23h

Entrada: Gratuita



COMPARTILHE