Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Estilo

Estilo na maturidade

Jana Romanini

Estilo 14/02/23

Senhoras, mas cheias de estilo

A maturidade está voltando a ser valorizada já que a população mundial vem vivendo mais e com mais qualidade de vida, e a diversidade ganha seu espaço nos desfiles de moda e nas ruas.

As brasileiras maduras, com idade entre 55 e 74 anos, são 16,8 milhões e não se reconhecem como idosas. A moda para mulheres maduras está mais democrática e ninguém precisa perder estilo por causa da idade. O estilo se aprimora com o tempo e há diversas formas de estar elegante, moderna e atualizado na melhor idade.

As escolhas femininas mudam com o passar dos anos, os ciclos mudam e as peças que antes inspiravam, podem não fazer mais sentido no uso. As mulheres maduras podem criar visuais cheios de estilo e que valorizem aquele momento da vida. O principal é gostar de si, aceitar sua fase madura, se amar e assumir sua personalidade. 

O cuidado com os cabelos grisalhos faz toda diferença no visual, já que precisam de um cuidado especial e a partir do momento que se decide assumi-los, é preciso um bom corte, hidratação, produtos que evitam o amarelamento e tratamentos específicos para os fios brancos.  

Com as roupas, a sobreposição é um truque para deixar os looks estilosos e elegantes e a terceira peça, que pode ser um blazer, casaco, kimono, colete, cardigan, lenço, parka, cachecol e qualquer artigo de sobreposição, vai transformar um visual simples em um look estiloso. O truque é que a parte de cima do seu look seja o seu primeiro elemento e a parte de baixo o segundo. Sendo a terceira peça aquela que traz o toque final, deixando a produção harmônica e estilosa sem muito esforço extra.

O sapato também merece toda a atenção e indico para as mulheres de 55 anos ou mais, usar saltos blocos, que é seguro e confortável. O ideal depois dos 55 anos, por questões de equilíbrio e segurança é escolher um salto que não seja tão alto e de preferência os saltos bocós que são confortáveis, mantendo a elegância e equilíbrio. 

Salto bloco confere beleza, elegância e segurança 

Quanto aos acessórios, nesta faixa etária, a dica é mesclar os metais dourado e prateados, trazendo charme ao visual. Em relação a maquiagem, a pele perde viço e é interessante que a make seja mais leve. Por exemplo, se a mulher madura estava acostumada a usar preto nos olhos, o ideal é substituir por marsala ou azul marinho. O blush pode ser nos tons pêssego ou dourado, seguindo os mesmos tons no batom. 

Mesclar peças douradas e prateadas traz charme ao visual

COMPARTILHE