Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Estação Cultura recebe espetáculo gratuito

Da Redação

Agenda Cultural 06/10/23

Espetáculo Inunda-me estreia em outubro na Sala dos Toninhos da Estação Cultura com entrada gratuita

Com o título sugestivo Inunda-me, o teatro solo concebido durante a pandemia de Covid-19, por um coletivo de artistas, será levado ao palco da Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, em Campinas, de 11 a 13 de outubro. As sessões, com entrada gratuita, contam com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição.

Protagonizado pela atriz Isadora Ifanger, com direção de Gabriela Ramos, o espetáculo traz a assinatura de uma equipe formada por mulheres, pessoas trans, pretas e com deficiência, que buscou, no enredo, trazendo a água como elemento transformador e de conexão.

“Inunda-me conta a história de uma mulher que busca na água uma memória perdida, em uma crescente inundação de desespero, amor e alucinações em busca de seu filho já diluído no mar”, destaca a diretora Gabriela Ramos.

O espetáculo nasceu de uma "faísca" durante a pandemia, lembra Isadora Ifanger, onde a saudade constante e perda de entes queridos atingia toda a população mundial. “Era urgente a necessidade de afeto e cuidado, mas a distância impedia o carinho. Nesse tempo de reclusão, o encontro com a literatura fez acender a criatividade e os modos de pensar e estar juntos”, reitera. Além das reflexões sobre o tempo de isolamento, vieram à tona materiais artísticos que deram suporte à dramaturgia, como os textos A Dama do Mar, de Susan Sontag, e O Menino de Água, de Valter Hugo Mãe, e a música Rio da Saudade, do pianista Marcelo Onofri.

A partir desses encontros, o grupo decidiu conceber o espetáculo tendo a água como fio condutor. "Afinal, todo ser humano um dia foi gerado em um útero úmido antes de chegar ao mundo", frisa a atriz.

Inunda-me faz parte do projeto aprovado pelo FICC - Fundo de Investimento à Cultura de Campinas 2022, que prevê ainda dois workshops com alunos da EJA Tenista Maria Esther Bueno, uma sobre escrita criativa e outra sobre acessibilidade, já realizada, e a criação do Podcast Confluências, sobre a concepção do solo, lançada no spotify.

Serviço

Inunda-me. Solo teatral com Isadora Ifanger.

11 de outubro, quarta, às 20h30. 

12 de outubro, quinta, às 18h30 e às 20h30. 

13 de outubro, sexta, às 20h30. 

Sala dos Toninhos (Estação Cultura). Rua Francisco Teodoro, s/n. Vila Industrial. Campinas. SP. Telefone (19) 2116.0562.

Entrada gratuita. Retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões ou pelo Sympla https://encurtador.com.br/mpuK4

Mais informações: isadoraifanger.com


COMPARTILHE