Dólar Hoje | Euro Hoje | 28/04/2024

Home / Noticias / Geral

Dia Nacional do Pão de Queijo

Da Redação

Geral 17/08/22

O pão de queijo é um convite para saborear no café da manhã, preparar lanche escolar, reunir os amigos para uma conversa e até inventar os mais variados recheios doces e salgados para valorizar ainda mais essa receita que é uma paixão brasileira. Ninguém resiste a essa delícia que de tão apreciado ganhou até uma data especial: 17 de agosto, dia Nacional do Pão de Queijo!


Sua origem ainda é incerta. Há relatos de que a receita foi criada em Minas Gerais, no século 18, quando as cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães a farinha de mandioca (mais tarde conhecida como polvilho) e eram adicionados os queijos que sobravam e endureciam. A popularização dessa delícia só ocorreu após o ano de 1950, coincidentemente junto com o desenvolvimento de quitandas como broas, bolos e biscoitos. A partir dessa década, a iguaria passou a ser consumida no país inteiro. Já são mais de setenta anos na mesa das famílias. 


Apesar do pão de queijo ser um produto típico mineiro uma pesquisa realizada pela EDC de São Paulo apontou que os maiores consumidores de pão de queijo são do estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro. “Difícil quem resista a uma fornada de pão de queijo quentinho, acompanhado de um café. É uma receita afetuosa, reconfortante. E você pode consumir em qualquer lugar, inclusive em casa comprando as opções congeladas”, destaca a empresária Priscila Silva, uma mineira radicada em Campinas, responsável pela D’Minnas, a primeira loja da cidade que eleva o pão de queijo ao status de estrela. 



COMPARTILHE