Dólar Hoje | Euro Hoje | 20/04/2024

Home / Colunas / Minha Receita

Dia do hambúrguer

Andréa Barbieri

Minha Receita 28/05/21

Hoje é comemorado o Dia mundial do Hambúrguer, que é uma das carnes mais populares em todo mundo e teria sido criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo, daí a origem do seu nome. 

Levado por imigrantes aos Estados Unidos, nesse país ganharia as lanchonetes e as multinacionais de comida rápida, que se encarregariam de espalhá-lo pelo mundo inteiro. Se os americanos não o criaram, eles acrescentaram o pão à carne. Para juntar complementos como queijo, molho e salada foi um pulo!

O hambúrguer chegou ao Brasil quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob's em 1952, em Copacabana. No cardápio também havia sundae e milk-shake, e as novidades logo ganharam a preferência dos cariocas.

Atualmente, o hambúrguer tem ganhado a atenção de chefs renomados que elaboram receitas com ingredientes sofisticados. Inclusive, a carne vermelha já não é mais usada com exclusividade para o sanduíche e há versões com salmão, peru, frango e até vegetariana.

Para homenagear a data, o D’autore, casa de alta gastronomia localizada no charmoso bairro do Cambuí, ensina a sofisticada e prática receita de “Burguer Black Angus”. A sugestão do chef da casa, Thomas Salaar, surpreenderá os mais diferentes paladares.

A carne de Black Angus usada na receita é uma das mais apreciadas do mundo. O corte é nobre e apresenta segundo o chef uma “maciez e suculência sem igual”.


Ingredientes (porção individual)

200g de carne bovina Black Angus moída de sua preferência. Uma dica é por 80% de carne e 20% de gordura em seu processo

Pão para hambúrguer de sua preferência

4 fatias de parma

100g de muçarela 

Maionese, catchup e mostarda à gosto

Picles, alface e tomate à gosto

Sal

Pimenta do reino

Manteiga

Modo de preparo

Aqueça a frigideira e com ela bem quente coloque o hambúrguer já modelado. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto antes de virar o lado para selar, e faça a mesma coisa com o outro lado do hambúrguer. Depois de selar completamente, coloque o queijo e abafe para ele derreter. Corte o pão ao meio, passe manteiga e sele o pão para ficar quente e ainda mais gostoso.

Monte o hambúrguer com os picles, alface e tomate à gosto juntamente com seus molhos favoritos. A receita é individual, o tempo de preparo de cada é de 15 minutos e o grau de dificuldade é de fácil preparo.


COMPARTILHE