Home / Colunas / Dica Gastronômica
Repórter Gastronômico
Sim, existe o Dia do Cachorro Quente!
Hot dog ou cachorro quente? Não importa! Independentemente da maneira como você prefere chamar este tipo de lanche, ele é uma paixão internacional e tem um dia só pra ele!!! Sim, 9 de setembro é o dia do cachorro quente, ou hot dog.
Originário dos Estados Unidos, considerado o “berço do cachorro quente”, há muito tempo o lanche ganhou a preferência dos brasileiros, tanto que um levantamento sobre o consumo na pandemia realizado pela Delivery Much, com dados coletados em 19 estados brasileiros, mostra que o hot dog foi a nona comida mais pedida pelo consumidor pelo sistema de delivery.
Segundo a história, o hot dog teria sido inventado por um imigrante alemão. Ele teve a ideia de colocar uma salsicha dentro de um pão, que é uma forma bem prática de se alimentar. E isso teria ocorrido em 9 de setembro de 1884. Porém, nos Estados Unidos sua data é celebrada anualmente em 23 de julho.
Com o passar dos anos, as versões mais simples e tradicionais do sanduíche, preparado em casa ou até mesmo no carrinho da esquina, passaram a movimentar o setor de alimentação fora do lar – e ganharam até casas especializadas no produto.
É possível encontrar diversos estilos: tradicional, com purê, no pão de leite, no pão francês, prensado, mega recheado, com bacon, duas salsichas e por aí vai. O brasileiro aprendeu a inovar e criar versões para lá de curiosas.
Apostando nesta diversificação de sabores para agradar diferentes paladares, a Old Dog Dogueria, uma das marcas do Grupo Lanchão, vem investindo em hot dogs mais ousados e diferentes, aposta que caiu no gosto dos campineiros, onde a marca opera em quatro endereços, com venda somente através de aplicativo e entrega em casa.
Entre os lanches do cardápio, destacam-se o que leva carne seca (conhecido como Brasileirinho), a receita estilo mexicana que leva carne moída, pimenta e doritos (Chilli), pernil desfiado e molho barbacue (Pernil BBQ). Diferente, né?
A regra é clara: no seu cachorro quente, vale o que você gostar!
E não existe melhor maneira de celebrar o “Dia do Cachorro Quente” do que se deliciar com um vasto banquete com diversos tipos. Bora???