Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Noticias / Geral

Dia da Gula: é possível controlar o impulso alimentar

Da Redação

Geral 25/01/23

Dia 26 de janeiro é o Dia da Gula, conhecida por ser um dos sete pecados capitais. Porém, essa vontade insaciável por comida pode ser contida com a mudança de alguns hábitos alimentares no dia a dia. "Muitas vezes, as pessoas se privam de algumas refeições para ter outra mais calórica ou gordurosa, mas isso é um dos grandes erros na alimentação equilibrada", explica Juliana Porto, nutricionista.

 

As opções para alimentação, tanto em restaurantes quanto em mercados, são diversas, e com a correria da rotina diária, muitas vezes, prezamos pela praticidade em vez da qualidade. "Se for comprar um alimento pronto, sempre opte por aqueles preparados com farinha integral, pois são mais ricos em fibras, que ajudam a sentir saciedade", ressalta.

Ela frisa que a diversidade de alimentos é a melhor opção para combater o impulso alimentar.

 

As refeições principais devem ser preparadas pensando nos diversos grupos alimentares. "Pratos com muitos vegetais e salada são ricos em fibras. Também é possível completar com cereais para ajudar na saciedade, como a chia, que também pode ser utilizada no café da manhã com frutas, assim como a aveia ou a granola".

 

É importante também manter a saciedade durante todo o dia e para que as três principais refeições do dia não sejam exageradas. “Frutas secas, como o damasco, a uva passa ou a tâmara, além de saciarem com pouca quantidade, têm sabor adocicado. Hoje também são encontradas facilmente frutas desidratadas, como banana, maçã, abacaxi, coco etc.", finaliza a nutricionista.

COMPARTILHE