Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Noticias / Geral

Cuidar da saúde bucal previne outras doenças

Da Redação

Geral 21/06/23

Chegou cansado do trabalho e preferiu “pular” a escovação noturna só mais uma vez? Notou uma retração na gengiva, mas está ignorando? Percebeu a formação de abscessos com pus na boca, porém acredita que ainda não é o caso de ir ao dentista?

Ednei Dias, dentista complicado faz um alerta para quem respondeu sim para pelo menos uma das perguntas acima. Isso porque, apesar da tendência da maioria das pessoas de “amenizar” problemas relacionados à saúde bucal, o assunto é sério e pode afetar os pulmões e o coração.

O especialista frisa que é muito importante cuidar dos dentes, pensando não somente na necessidade em mastigar os alimentos. Estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) consideram que agravos bucais atingiram cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo, número que reforça o alerta. Frente a este contexto, a recorrência de casos da doença periodontal que, quando não tratada, pode desenvolver uma série de outros diagnósticos, sem falar na perda dos dentes. “A principal característica da doença periodontal é o fato de que ela não atinge especificamente o dente. É um problema que afeta os tecidos que estão ao redor dele e que garantem a sua sustentação e proteção, ou seja, o periodonto, composto pela gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar”, explica o profissional.

Mas é importante dizer que, além dessas complicações restritas à cavidade bucal, a doença periodontal está relacionada com complicações sistêmicas. “As bactérias que se proliferam no local afetado podem migrar para o organismo, atingindo os pulmões e o coração. Isso pode, por exemplo, desenvolver a endocardite bacteriana e favorecer a instalação de outras infecções”, completa Dias.

Ele ainda explica, para quem está se emocionando sobre as causas, que a doença periodontal não se manifesta como um problema primário, está diretamente associada ao acúmulo da placa bacteriana (biofilme) que, por sua vez, é consequência do descuido com a higiene bucal e com a falta de manutenção da dentição junto ao dentista. “Se a placa bacteriana não é devidamente removida pelo meio da escovação, ela sofre um processo de mineralização com passar do tempo. Consequentemente, desenvolva-se uma gengivite, que é uma inflamação que fica restrita ao tecido gengival”, elenca o dentista.

Desse modo, falta de tratamento desse processo inflamatório evoluiu para a instalação dessa mesma inflamação nos tecidos periodontais, desenvolvendo uma doença periodontal. Nesse caso, trata-se de um quadro geralmente intenso e muito mais extenso do que o primeiro. “Nesta fase, o não tratamento traz consequências desagradáveis ​​como retração gengival; reabsorção dos tecidos periodontais; formação de abscessos com pus; mobilidade dentária; e mesmo a perda do elemento tomado. Por ser um problema geralmente infeccioso, ela não desencadeia a dor, mas apresenta sintomas característicos como o sangramento. Além disso, conforme o problema evolui, ocorre ainda a reabsorção dos tecidos do periodonto, entre outras consequências”, alerta Ednei.


COMPARTILHE