Dólar Hoje | Euro Hoje | 23/11/2024

Home / Noticias / Geral

Como garantir a segurança das crianças nas férias

Da Redação

Geral 05/01/23

O período de férias implica em uma mudança de rotina na maioria das famílias que têm crianças. Os cuidados, nessa época, precisam ser redobrados para prevenir possíveis acidentes com os pequenos, porém mais de 90% dos casos de trauma podem ser evitados.

De acordo com o Bruno Pereira, CEO do Grupo Surgical, especialista em Cirurgia de Urgência e Emergência, é importante que as pessoas responsáveis pelas crianças estejam em constante atenção. “A segurança da criança é responsabilidade do adulto. Cabe a nós prever o perigo e dedicar total atenção a elas, principalmente em locais que ofereçam riscos”, alerta.

Segundo Pereira, até lugares corriqueiros, como nossa casa, não podem ser negligenciados. “Com as crianças em casa por mais tempo, é comum que elas explorem espaços que passam despercebidos durante o período de aula. Por isso, é prudente fazer uma limpeza preventiva na casa. Vistorie os brinquedos e tire tudo que possa machucar, como os que estão com partes quebradas ou os que têm peças pequenas que possam ser ingeridas”, orienta. “Outro ponto importante em casa é o acesso ao fogão. Oriente a criança e fique sempre de olho. Se possível, use as bocas traseiras, mais difíceis de serem alcançadas, e sempre se certifique de que os cabos das panelas não estejam virados para fora do fogão”, diz.

Nessa época do ano, também é muito comum levar a criança em playgrounds, seja em viagem, no condomínio ou alguma praça. “Antes de começar a brincadeira, veja se os brinquedos não oferecem riscos, como parafusos soltos, pontas cortantes, lascas de madeiras, partes enferrujadas.

Se a opção for por skates, patinetes ou bicicletas, é fundamental o uso de equipamentos de segurança: capacete, joelheira e cotoveleira. Esses equipamentos devem ser de qualidade e de acordo com o tamanho da criança. Além disso, a brincadeira precisa acontecer em local seguro, longe de escadas, barrancos, piscina e do trânsito.

Para quem vai aproveitar as férias viajando, os cuidados devem começar muito antes do passeio. “Primeiro, precisa fazer uma revisão no carro e a criança precisa ser transportada em dispositivo de segurança indicado para sua faixa etária e os passageiros adultos, mesmo no banco traseiro, devem usar o cinto de segurança. E, por mais óbvio que pareça, o motorista deve respeitar as leis de trânsito, não ser imprudente, não usar celular enquanto dirige e não dirigir após consumir bebida alcoólica. Ainda mais com uma criança sob sua responsabilidade”, destaca.

Quando chegar ao seu destino, o adulto deve verificar se o hotel ou casa ou apartamento não oferece riscos. “No caso de locais altos, é fundamental verificar se há telas de proteção nas janelas e sacadas. Em locais com água (piscina e praia), a criança deve ser supervisionada o tempo todo por um adulto, mesmo que ela saiba nadar, e usar boias e coletes salva-vidas. Não se esqueça! Em locais que oferecem riscos, a criança precisa estar à distância de um toque do adulto e não apenas a uma distância visível”, finaliza.

 


COMPARTILHE