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Da Redação
Os números já registram que o mercado pet está com tudo e deve continuar em alta durante o ano. Em 2021, o segmento teve um boom, aumentando seu faturamento em 27% na comparação anual, para 51,7 bilhões. A tendência se manteve em 2022: o Instituto Pet Brasil estima um crescimento de 14,7%, representando R$ 59,2 bilhões movimentados.
A evolução do mercado está ligada às mudanças no comportamento do consumidor e às transformações digitais e segundo o veterinário Francis Flosi, para que o setor atingisse valores tão expressivos e se consolidasse com um dos principais setores da nossa economia, foi preciso que as empresas investissem em inovação, apostando na transformação digital ao trazer novas tecnologias. “As empresas precisaram entender as novas gerações de consumo para oferecer produtos e soluções para atender suas demandas, e tudo isso sem perder o fator humano que é muito valorizado pelos donos de pets”, diz Flosi.
De acordo com o profissional, com hardwares mais eficientes, acesso à internet cada vez mais rápido, inúmeras funcionalidades e aplicativos colocaram na palma da mão o poder de escolha, comparação, recomendação e crítica a uma empresa ou a seus serviços e produtos. Mais do que isso, a forma como o cliente deseja se relacionar com as empresas veterinárias mudou, especialmente, os processos de compra e de atendimento. “Muitas empresas melhoraram a divulgação e comercialização de seus produtos e serviços através dos canais digitais. Também criaram formas de atendimento para um cliente especial, que se tornou cada vez mais digital”, aponta o veterinário.
Entretanto, o desafio das empresas veterinárias agora é ainda maior. Mais do que estabelecer uma interface de comunicação digital com seus clientes, um processo de transformação digital propõe usar um mindset em todo o negócio.
Para Flosi, toda a empresa precisa se transformar, se apropriando de maneira estratégica de soluções de big data (velocidade, volume, variedade, veracidade e valor), cloud ( informações em nuvem ), IoT( interação com internet ou não ), entre outras, para que essa imersão no mundo digital seja um diferencial competitivo para o negócio veterinário. “Para que isso aconteça, o impacto das tecnologias deve ser percebido em todas as áreas, como gestão de pessoas, gestão de processos, atendimento. Absolutamente todas as áreas devem ser otimizadas para que a empresa se mantenha competitiva”, esclarece.
O processo de transformação digital, em um primeiro momento, pode parecer desafiador, mas atualmente existem diversas soluções disponíveis que podem ajudar nesta jornada. De acordo com o especialista, pensar digital de dentro para fora da empresa fará com que o consumidor se sinta atendido e envolvido com toda a experiência de um mercado mais moderno e inovador. “A resposta sempre está com o cliente. Uma parte disso é o engajamento, a aquisição de clientes. A outra é a experiência do cliente e a jornada. Faça tudo o que puder para suavizar o caminho”, finaliza Flosi.