Dólar Hoje | Euro Hoje | 19/09/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Cervejaria com ares de pub

Andréa Barbieri

Para quem acha que uma Tap House tem somente cervejas artesanais é porque ainda não conhece a Blacaman, que fica em Barão Geraldo e foi inaugurada em 2022.

De fácil acesso, em uma das principais avenidas do distrito, a cervejaria tem decoração vibrante, inspirada em Cartagena, mesas na parte interna e externa, e conta com música ao vivo, como jazz, rock e brasilidades. Ao longo dos anos foi se adequando para se transformar em um pub, e hoje traz uma experiência gastronômica completa aos seus frequentadores.

O proprietário e o chef de cozinha comemoram o sucesso do cardápio

Das 15 torneiras de cervejas, que vendem cerca de 1.500 litros por mês, 12 são de fabricação própria e três são reservadas para cervejarias da região que são convidadas para oferecer sua marca sazonalmente. Entre as mais pedidas estão a Red Ale, Session (IPA), Citrus (IPA), Tripel (belga) e Motriz (Lager), que é sem glúten, que lideram a preferência dos clientes.

São 15 torneiras para o deleite dos amantes da cerveja artesanal

E pensando em proporcionar uma experiência completa aos frequentadores, o proprietário Lucas Guerra decidiu incluir no cardápio, porções, lanches e drinques, que harmonizam perfeitamente com as cervejas.

Sob o comando do criterioso chef Daniel Trefiglio, entre as 19 opções oferecidas no menu, destaque para as Tiras de Tilápia na IPA, que chegam à mesa com o pescado em tiras, marinadas por horas nas IPAs da casa e empanadas em massa crocante. Esse petisco é o par perfeito para acompanhar as cervejas Pranchão e Jabiraca. 

As tiras de tilápia chegam fumegantes à mesa com uma crocância única

A Quesadilha, que chega à mesa crocante e recheada com mix de queijos (provolone, muçarela e parmesão), alho frito da casa, finalizado com pesto de rúcula, deve ser acompanhada pelas cervejas estilos Pilsen, Session IPA, Witbier.

O mix de queijo e o pesto de rúcula são uma explosão de sabores 

A Tábua de Panceta merece uma menção honrosa, porque os comensais nunca provaram nada igual. As fatias finas da panceta feita na casa é curada por 12 dias e defumada por 4 horas, acompanham lascas generosas de parmesão, pão tostado, picles de pepino e cebola roxa, também feitos na casa. Harmoniza muito bem com os estilos Red Ale, Vienna Lager, IPA e são de comer e beber de joelhos.

Única e exclusiva, a panceta em finas fatias é acompanhada com pão, pedaços generosos de parmesão, picles e cebola roxa

E como a cerveja é uma bebida democrática, para os veganos que amam o estilo Session IPA, nada melhor do que as Bruschettas de Cogumelos, feitas com fatias de ciabatta de levain, tostadas na frigideira com azeite extra, mix de cogumelos (shimeji, paris e shiitake) cozidos no vinho branco com tomilho, finalizada com brotos de alfafa. 

As bruschettas de cogumelos são uma das opções veganas do cardápio

Uma das opções vegetarianas, os Huevos Cabreros, que combinam batata frita misturada com ovo poché, temperadas com molho béarnaise e finalizadas com ciboulette e parmesão, fazem par com o estilo Pilsen. 

Os Huevos Cabreros são um delírio para os vegetarianos

Além das porções, o cardápio também inclui três tipos de hambúrguer, incluindo o hambúrguer sem carne, que é feito com pão de brioche, mix de queijo (provolone, muçarela e parmesão) e rodelas finas de tomate, que vem acompanhados com a maionese da casa. É o casamento perfeito com os estilos Pilsen, Witbier e Session IPA. 

E para quem ama uma Tap House, mas prefere tomar um drinque, vai se deliciar com as 20 opções que são preparadas pelo chefe de bar Pedro Bonavita, que capricha nas combinações dos clássicos, autorais e releituras das bebidas que compõem a história da mixologia. 

A carta de drinques inclui 20 opções de coquetéis clássicos, autorais e releituras

As bebidas chegam para os clientes em belíssimas taças que enchem os olhos e são totalmente instagramáveis.  É o caso do Jade, que combina whisky Jim Beam Bourbon, suco de limão, xarope de tangerina, manjericão e aquafaba, com uma apresentação tão irresistível quanto seu sabor.

O Jade, além de delicioso, é instagramável

Outro destaque é o Ernesto, drinque que leva whisky Jim Beam Bourbon, Campari, licor artesanal de café, café, xarope de açúcar e canela em pau, perfeito para fazer digestão.  

Entre as opções, um drinque digestivo batizado de Ernesto

Entre as opções de mocktails, que não levam álcool, a combinação de chá de hibisco, xarope de tangerina, suco de maracujá e espuma de limão, batizado com o nome Jorge, lidera a lista dos mais pedidos no bar. 

Opções de drinques sem álcool 

Para quem adora degustar um bom drinque no balcão, o chefe de bar da Blacaman faz o convite e, com toda sua experiência e expertise, demonstra como a bebida é feita e conta sua história. Saúde!

O balcão do bar é um convite para a beleza do preparo dos drinques e suas histórias


COMPARTILHE