Dólar Hoje | Euro Hoje | 09/05/2025

Home / Noticias / Cidades

Cerveja produzida em Campinas é eleita a melhor do mundo na categoria sem álcool

Da Redação

Cidades 09/05/25

Lançada em dezembro de 2024 como uma edição limitada, a Melancia Sour n’ Salt, de estilo Gose, produzida pela Sim! Cerveja, de Campinas, conquistou medalha de ouro na categoria de cervejas sem álcool na Word Beer Cup 2025, realizada nos Estados Unidos. A competição mundial, criada em 1996, é considerada a Olimpíada das cervejas. Neste ano, ela reuniu 8.374 bebidas de 49 países, avaliadas por 265 jurados.

A Melancia Sour n’ Salt é uma é uma releitura de um estilo clássico do mundo cervejeiro, a Gose. Trata-se de um estilo de cerveja ácida e com um toque salgadinho, junto com uma carga abundante de frutas. A bebida foi desenvolvida e criada com uma proposta de promover o equilíbrio entre acidez e o toque levemente salgado das Gose, combinado com o sabor refrescante da melancia.

Na Word Beer Cup os jurados fazem as provas das bebidas inscritas à cega. Eles avaliam itens como estilo, proposta do produto, aroma e se a bebida apresenta algum defeito. Depois disso, dão notas de 0 a 50 para cada cerveja. “Já conquistamos mais de dez premiações nacionais e mundiais com nossas cervejas sem álcool, mas a conquista o título de melhor cerveja do mundo em nosso nicho de mercado, ainda incipiente no Brasil, é um grande reconhecimento e um marco do trabalho que a empresa e seus colaboradores estão fazendo”, diz David Figueira, co-founder da Sim! Cerveja e Diretor Industrial da Cervejaria Cogumelo.

 A Sim! Cerveja, uma spin-off da Cervejaria Cogumelo – incubadora de cervejas localizada em Campinas -, foi criada durante a pandemia. Em uma palestra onde Figueira buscava respostas para ampliar a visibilidade e os negócios da marca, uma das participantes questionou por que não desenvolver uma cerveja sem álcool, que atendesse tanto os amantes da cerveja como outros públicos, como o fitness, por exemplo. “Levamos a ideia para nossa equipe de desenvolvimento e trabalhamos nesse projeto e pesquisas para desenvolver uma cerveja 100% sem álcool durante dois anos”, explica o executivo, com uma careira de mais de 25 anos no mundo das cervejarias. “Desde então, focamos nossos negócios no mundo das cervejas sem álcool, que vem crescendo e se expandido aqui no Brasil e no mundo, graças a novos consumidores que buscam qualidade e um estilo de vida mais saudável, sem deixar de ter o sabor e prazer do gosto da cerveja”.

Sobre a Word Beer Cup

Conhecida como “as Olimpíadas da cerveja”, a World Beer Cup é a competição cervejeira mais prestigiada do mundo, realizada anualmente em conjunto com a Craft Brewers Conference® e a BrewExpo America®.

A competição mundial foi criada em 1996 para celebrar a arte e a ciência da fabricação de cerveja. Esta competição global continua a criar maior conscientização do consumidor sobre diferentes estilos de cerveja e perfis de sabor, ao mesmo tempo em que promove a excelência internacional na fabricação de cerveja. “Quando os profissionais da indústria reconhecem a excelência dos produtos de todo o mercado, o consumidor de cerveja pode ter certeza de que essas marcas são as melhores disponíveis”, afirma Chris Williams, diretor da competição World Beer Cup.

A World Beer Cup reconhece a excelência cervejeira em mais de 100 categorias, mas não premia automaticamente os três primeiros colocados em uma categoria específica. Quando os jurados determinam que uma categoria contém três excelentes exemplos do estilo, eles concedem prêmios de ouro, prata e bronze para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. “Avaliar cerveja acontece em muitos níveis”, diz Williams. “Em nível profissional, a avaliação de cervejas é uma forma de revisão por pares. Os resultados são públicos, para que os consumidores possam saber quais cervejas atendem a um alto nível de qualidade e quais exemplificam determinados estilos, conforme interpretado pelos jurados.”

Os juízes podem conceder um prêmio em uma ou mais das três categorias de premiação, sem conceder prêmios em todas as três categorias. Por exemplo, os juízes podem reconhecer uma cerveja como vencedora de prata ou bronze, mas não conceder um prêmio de ouro.

COMPARTILHE