Dólar Hoje | Euro Hoje | 05/02/2025

Home / Noticias / Cidades

Campinas sedia primeira escola do país de produção de eventos

Da Redação

Cidades 04/02/25

O mercado de eventos no Brasil segue em crescimento desde 2022 e a projeção é que o consumo no setor alcance R$ 141,1 bilhões em 2025, um aumento de 8,4% em relação a 2024, e chegue a 186,8 mil empregos formais, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE).

Com o mercado aquecido,  a procura por profissionais qualificados é o grande desafio dos empresários para preencher as vagas que estão ociosas no segmento e com o objetivo de atender o crescimento com mão de obra qualificada, a cidade de Campinas foi escolhida para sediar a primeira escola de produção de eventos no Brasil, a Escola Superior de Produção de Eventos (ESPE), com certificação do MEC.

Segundo Daniela Martins, diretora de educação do curso e a primeira mulher a atuar como produtora no Brasil, há 20 anos no mercado de eventos e há 12 na educação, afirma que já há uma grande preocupação para preencher as vagas atuais, o que deve se agravar com o crescimento do mercado nos próximos meses. “Cerca de 30% das vagas disponíveis no mercado não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Atualmente há empresas que demoram mais de seis meses para conseguir contratar um profissional capacitado para produção de eventos”, revela Daniela.

O curso oferece aulas híbridas e com corpo docente composto por profissionais atuantes e experientes no mercado de eventos. A expectativa é de formar cerca de 100 profissionais até junto desse ano, aptos para atuar em todas as frentes na produção de eventos.

As aulas abordam desde os fundamentos do mercado, estratégias de atuação, gestão de pessoas, execução, logística e experiência do cliente. “Com a inauguração da escola de especialização vamos oferecer ao mercado mão de obra preparada para atuar em qualquer etapa da produção de um evento, seja de pequeno, médio ou grande porte. Além, de manter uma plataforma para conectar os profissionais com as empresas, apresentando um certificação de qualidade”, ressalta.

Daniela Martins, diretora educacional da ESPE

De acordo com a diretora de educação, depois de formados, os profissionais podem atuar em empresas, shows, agências de eventos, formaturas, hotéis, eventos esportivos, culturais e corporativos. “O leque de atuação é amplo e o aluno tem grandes chances de conseguir trabalho assim que se formar, porque as vagas estão aí. Eu recebo pelo menos 20 pedidos de indicação de profissionais por mês para início imediato”, afirma a diretora.

Estéfano Bespalec Júnior, CEO da Multi Produtora, responsável pela realização de diversos shows e eventos na região, e diretor executivo da ESPE, afirma que sente essa dificuldade na contratação de profissionais a cada evento realizado. “A maior dificuldade é encontrar pessoas qualificadas para atuar nas diversas áreas da produção e praticamente todos os setores enfrentam essa carência. Vemos muitas pessoas trabalhando na área sem o preparo técnico e a capacitação necessária, o que impacta diretamente na qualidade e na eficiência das entregas. Os bons profissionais que estão no mercado não conseguem atender a demanda do setor, que tem crescido em ritmo acelerado”, alerta Estéfano.

Estéfano Bespalec Júnior, empresário da Multi Produtora

Para driblar esse problema, o empresário acaba treinando sua própria equipe. “Temos investido em treinamento para nossos profissionais, formando a equipe dentro dos nossos eventos. Embora isso resolva a questão momentaneamente, é uma situação longe do ideal. Em vez de direcionarmos esforços para inovar e aprimorar os eventos, acabamos sobrecarregados com a necessidade constante de capacitar mão de obra. Isso mostra o quanto a falta de profissionais qualificados tem sido um gargalo para o setor”, conclui o empresário.


COMPARTILHE