Dólar Hoje | Euro Hoje | 30/04/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Campinas recebe debate sobre como melhorar a vida nas cidades

Da Redação

Agenda Cultural 05/04/24

O Arq. Futuro, plataforma que desde 2011 fomenta a discussão sobre como melhorar a vida nas cidades, promove no dia 9 de abril, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas, o evento “Novas Centralidades Urbanas”. 

Com a participação de renomados palestrantes internacionais e de expoentes brasileiros dos setores público e privado, meio acadêmico e terceiro setor, a programação gratuita e aberta a todos os interessados ​​debaterá sobre o futuro dos municípios, tendo como focos as tendências do urbanismo e tecnologias que vêm sendo empregadas na contramão do desenho excluindo predominantemente o planejamento das cidades contemporâneas.

“Na maioria das cidades do mundo fora, as infraestruturas que o fazem convergem para o centro. Em contraste com a vitalidade gerada por tais concentrações, territórios periféricos são formados cada vez mais distantes das centrais, tendo como características marcantes a vulnerabilidade social e a falta de acesso aos serviços urbanos. Diante desse cenário, ganha força a ideia de novas centralidades, que são motores de desenvolvimento tecnológico, social, ambiental e econômico capazes de dar corpo a um tecido urbano mais equilibrado, dinâmico e inclusivo”, contextualiza Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro e organizador do seminário.

Para discutir esse tema incontornável da atualidade e debater quais os mecanismos, sistemas, formas e atores que tornarão essas novas centralidades uma realidade, o seminário do Arq. Futuro, com patrocínio da Iguatemi SA, apresentando experiências com novas centralidades que evidenciam como o uso misto (residencial e não residencial), a mobilidade bem planejada, a gestão eficiente da água e dos resíduos e a criação de espaços públicos de qualidade têm o potencial de viabilizar a integração exitosa entre morar, trabalhar e se divertir em um único bairro. A prática demonstra ainda que a inclusão social deve ser a premissa básica de todo planejamento que vise, de fato, a melhoria da vida do cidadão.

Serão apresentados três casos que ilustram o certo tipo de visão urbanística, um internacional e dois nacionais: London King's Cross (Inglaterra), Pedra Branca (Santa Catarina) e Casa Figueira (Campinas).

O evento acontecerá das 10h às 17h20, tendo como palestrantes Joshua Prince-Ramus, diretor fundador da REX, premiado escritório de arquitetura com sede em Nova York, Estados Unidos, Alejandro Echeverri, um dos arquitetos de peso do Urbanismo Social de Medellín, na Colômbia , Nadia Somekh, professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, conselheira do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ex-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo Brasil, Marcelo Gomes, CEO da Pedra Branca Empreendimentos SA, de Palhoça , Santa Catarina, e Carlos Jereissati, conselheiro da Iguatemi SA (programação detalhada abaixo).

A agenda terá ainda a participação do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e terá como mediadores Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, da Unicamp, Felipe Cavalcante, do Somos Cidade, Vera Santana Luz, da FAU PUC Campinas, e Robinson Borges, do jornal Valor Econômico.

Os assuntos em participação devem fazer a inscrição por meio do link https://arqfuturo.cadastro9.com.br/ até o término das vagas.

Programação:

Manhã

9h – 10h – Credenciamento

10h – 10h30 – Abertura: Dário Saadi, prefeito de Campinas; Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro; Carlos Jereissati, conselheiro da Iguatemi SA

10h30 –11h15 – Palestra diretor 1: Joshua Prince Ramus (REX)

11h15 – 12h – Conversa com Joshua Prince Ramus (REX), Maria Rita Silveira de Paula Amoroso (Unicamp) e Felipe Cavalcante (Somos Cidade)

12h – 13h20 – Pausa para o almoço

Tarde

13h30 – 14h15 – Palestra diretor 2: Alejandro Echeverri 

14h15 – 15h – Conversa com Alejandro Echeverri, Vera Santana Luz (FAU/ PUC Campinas) e Tomas Alvim (cofundador do Arq. Futuro).

15h – 16h10 - Novas centralidades: Estudos de caso com Nadia Somekh (Londres King's Cross, Londres); Marcelo Gomes (Pedra Branca, Palhoça, SC); Carlos Jereissati (Casa Figueira, Campinas, SP)

16h10 – 17h10 – Conversa com Nadia Somekh, Marcelo Gomes e Carlos Jereissati. Mediação de Robinson Borges e Tomas Alvim.

17h10 – 17h20 – Fechamento: Tomas Alvim (cofundador do Arq. Futuro)

Serviço

Seminário “Novas Centralidades Urbanas”

Dia 9 de abril, terça-feira, das 9h às 17h20.

Teatro Oficina do Estudante - Shopping Iguatemi Campinas - Acesso pelo P5 do Deck Parking.

Inscrições: gratuitas, abertas a todos os detalhes, por meio do link https://arqfuturo.cadastro9.com.br/ 



COMPARTILHE