Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Noticias / Geral

Campinas: a capital não oficial das startups brasileiras

Samuel Leite

Geral 08/08/23

Você já ouviu falar de startups, certo? Empresas jovens, inovadoras e com uma visão ambiciosa para resolver problemas complexos com ajuda da tecnologia. Se você está pensando que um celeiro para o desenvolvimento dessas empresas se restringe ao Vale do Silício, é hora de desviar o olhar para mais perto: O alvo, nos últimos anos, é Campinas.

A cidade de Campinas emerge com força no cenário tecnológico brasileiro. Mas, quais são os ingredientes desse sucesso? A resposta está nas universidades e centros de pesquisa. A Unicamp vai muito além de suas salas de aula, é um celeiro de talentos e ideias inovadoras e não é raro encontrar startups que nasceram nos corredores, laboratórios e projetos de pesquisa desta instituição de renome.

Nosso município é mais do que uma cidade universitária, é um ambiente onde a inovação floresce. Com infraestrutura robusta, investimentos empresariais e profissionais altamente competitivos, a cidade se tornou um terreno fértil para o empreendedorismo. Um bom exemplo disso é a Movile, se você já usou o iFood ou o PlayKids, saiba que essas soluções nasceram aqui. E um CI&T? Um gigante da transformação digital que também escolheu Campinas como seu berço.

Uma característica marcante da cidade é o seu ecossistema colaborativo. Não é apenas a presença de grandes instituições e empresas que fazem da cidade um polo tecnológico, mas a maneira como estas entidades interagem. A colaboração entre universidades, empresas de tecnologia, incubadoras, aceleradoras e o próprio governo local cria um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e recursos. 

Campinas transcendeu sua imagem de cidade do interior para se estabelecer como um dos polos de inovação mais relevantes do Brasil. Com uma mescla de excelência acadêmica, empresas disruptivas e um ecossistema fervilhante, a cidade não é apenas uma promessa, mas a concretização do futuro tecnológico do Brasil. E esse futuro, claramente, tem um toque campineiro.

 


Crédito foto: <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoa-usando-tabuleta_2753752.htm#query=startups%20e%20inova%C3%A7%C3%A3o&position=3&from_view=search&track= ais">Imagem de rawpixel.com</a> no Freepik



COMPARTILHE