Dólar Hoje | Euro Hoje | 21/11/2024

Home / Colunas / Turismo

Búzios

Maria Cecilia Valadares Zitto - @umgirocomacissa

Turismo 23/03/21

Búzios: um passeio pela riviera fluminense

Com ótima infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, praias lindas e atmosfera que mistura charme, belas paisagens e sofisticação



Situada na Região dos Lagos, no litoral norte do Rio de Janeiro, Búzios, até a década de 1960, foi uma tranquila vila de pescadores, mas essa calmaria durou até a visita da atriz Brigitte Bardot, que tornou Búzios um lugar conhecido e muito procurado por turistas de todo o país. A orla da cidade recebeu o nome de Orla Bardot e uma estátua da atriz foi colocada ali. 

Como chegar?

O meio mais fácil é pegar voo até o Rio de Janeiro e alugar carro ou pegar ônibus no Aeroporto do Galeão que vai direto para Búzios. É possível também ir de carro, a distância entre Campinas e Búzios é de 652 km.

O que visitar?

Praias

São mais de 20 praias, as principais são:

Praias Azeda e Azedinha: próximas ao centro, com águas calmas e claras, o acesso é feito por aquatáxi ou a pé, passando pela Praia dos Ossos.

Praia da Tartaruga: também de águas calmas e faixa de areia mais estreita, tem infraestrutura de quiosques e um restaurante. Há estacionamentos privados próximos à entrada da praia.

Praia da Ferradura: ótima para quem viaja em família e com crianças, com águas calmas e rasas, de fácil acesso, a praia oferece aluguel de pranchas para a prática de stand-up paddle, bem como pedalinho e caiaque. O mar não é muito claro, mas a faixa de areia é mais extensa.

Praia de Geribá: é a praia mais movimentada de Búzios, o mar tem bastante onda e por isso é o local mais procurado pelos surfistas. Tem infraestrutura de quiosques e restaurantes.

Praia Brava: como o próprio nome já diz, o mar é bem bravo por ali, mas vale a visita pois tem uma vista linda e é ali que se encontram dois lugares super badalados, os beach clubs Silk e Rocka. 

Praias de João Fernandes e João Fernandinho: são ótimas para banho, a primeira tem boa infraestrutura de bares e restaurantes e faixa de areia maior, a segunda é ainda mais tranquila.


A Rua das Pedras é um local badalado e point noturno de Búzios, cheia de lojas, restaurantes, sorveterias, agências de turismo e bares com DJ. É fechada para trânsito de carros.

Em frente à Praia da Armação, no centro de Búzios, a Orla Bardot é um lugar super bem cuidado e gostoso para caminhadas.

Passeios

Trolley: passeio de jardineira que leva 2h e passa por 12 praias da cidade, sem parada. 

Bugue: é possível alugar bugue ou contratar o passeio que leva 1h30 e passa por oito praias e três mirantes, com parada para banho em uma praia.

Escuna: é o passeio mais procurado, passa por diversas praias, tem três paradas para banho e tem 2 horas e meia de duração.

Onde se hospedar?

São inúmeras as opções de pousadas e hotéis, entre elas o sofisticado boutique hotel Insólito, com praia privativa e o Pedra da Laguna Boutique Hotel SPA, ambos na Praia da Ferradura. No centro da cidade localizam-se o Pérola Búzios e o Vila do Mar. 


Na Praia dos Ossos, 15 minutos a pé do centro, está a charmosa Pousada Vila da Santa. Na Praia de João Fernandes está a Pousada Ville La Plage e a Pousada Bahiamarela. Em Geribá a sugestão é a Pousada Chez Pitú e no Alto do Humaitá está a Vila dÉste Handmade Hospitality com vista para a orla central de Búzios

Uma ótima opção para família é alugar casa ou apartamento pelo Airbnb ou Booking.

Onde comer?

Opções de restaurantes não faltam e a maioria fica no centro, como a Creperia Chez Michou, Restaurante Cigalon e o Bar do Zé. O Buda Beach é bar e restaurante com DJ. O restaurante do Rocka, na Praia Brava, é um dos melhores da cidade, em Geribá o Fishbone e o Zuza no Porto da Barra.




COMPARTILHE