Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Turismo

Brotas ganha mais um ecoparque e tem novidades

Andréa Barbieri

Turismo 07/12/23

O nono ecoparque do município de Brotas,  reconhecido destino de turismo de aventura na natureza do interior de São Paulo, o São Bento, acaba de ser aberto ao público e o principal atrativo é a Cachoeira São Bento, com queda de 25 metros de altura, formando uma piscina natural perfeita para banho. Para acessá-la, os turistas contam com trilha de 1,7 milhas devidamente demarcadas pela mata e que propiciam contato próximo com a natureza. Outros quatro ecoparques locais – Recanto das Cachoeiras, Cassorova, Cachoeira 3 Quedas e Poção - também possuem novas atrações que valem a viagem. 

Localizado a cerca de 10 quilômetros do centro de Brotas, na estrada de acesso ao Patrimônio de São Sebastião, o ecoparque São Bento também funciona no sistema de day use, como os demais do município. Além da trilha que leva à cachoeira, os atrativos são redários, auxílio natural com cascata e peixes nativos da região, slackline e balanço instagramável, cujo fundo é um vale. Há, ainda, lanchonete que serve porções e bebidas e vestiário. 

Outra novidade vem do ecoparque Recanto das Cachoeiras, que tem como principais atrativos duas belas cachoeiras e uma grande piscina com borda infinita. A área kids é formada por uma piscina de água de mina com tratamento de ozônio, ressurgência de água em pedras com peixes, túnel e toboágua que prometem ser a atração das crianças. É uma piscina com fundo de areia e água transparente, que permite ver os peixinhos. 


A área kids ainda inclui uma lanchonete com cardápio infantil e opções para adultos. Outra nova atração do ecoparque é o Jungler, um toboágua para adolescentes e adultos que tem formato de tronco de árvore, com 110 metros de extensão, é um percurso dentro da mata com muita emoção que liga a parte alta à parte baixa do Recanto das Cachoeiras . A descida do toboágua dura em torno de 30 segundos e agrega emoção ao ecoparque.

Na Cachoeira 3 Quedas, ecoparque que oferece visitação ao mesmo nome, cavalgada e tirolesa, uma novidade é na hospedagem. Além de chalés e camping, agora há também a opção de glamping. Trata-se de uma charmosa acomodação para casal que além de TV LED, do conforto de ar condicionado, frigobar, banheiro privativo, varanda com mesas e cadeira conta com lareira, deck com vista para a mata e rede suspensa. E é um espaço petfriendly, ou seja, em que os amigos de quatro patas são muito bem-vindos.

Já no Cassorova, ecoparque com visitação a duas cachoeiras belíssimas, tirolesa, canionismo, entre outras atividades, e hotel boutique, a novidade é um espaço chamado Infinity Pool. Conta com piscina de borda infinita estrategicamente com vista para o por do sol, spa, bar molhado, bar seco, choperia e vestiário que também integram o day use. Da piscina de borda infinita, que é aquecida, o turista contempla o pôr do sol, que também reflete no lago abaixo da piscina, criando um espetáculo. Os dois spas, em forma de trevo de três folhas, para relaxamento da lombar e cervical, completam uma nova atração.


O Poção, ecoparque com destaque para uma praia de rio com fundo de areia onde é possível nadar, tomar banho de jacuzzi natural e praticar diversas atividades de aventura e natureza, também tem uma opção indoor a partir de novembro, o Escape Game, um jogo cujo objetivo é levar os praticantes a escapar de situações que colocam em risco o rio Jacaré Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo. 

O rio, que corta o ecoparque Poção e a cidade de Brotas, é onde se pratica o rafting, uma das atividades de aventura mais famosas do destino, assim como boiacross e flutuação.

Com uma hora de duração, o Escape Game é aberto para pessoas com mais de 14 anos e também é uma forma de alertar para a necessidade de preservação da natureza. Como o jogo se desenvolve em ambiente fechado, é uma atividade que independe das condições climáticas. 

A abertura de mais um ecoparque, assim como o acréscimo de atrativos nos já existentes, comprova a tendência de Brotas, de oferecer turismo de aventura na natureza em espaços com toda infraestrutura para as famílias e opções oferecidas de atividades. Os demais ecoparques de Brotas são: Viva Brotas, Eco Parque Jacaré, Sítio Pantanal e Cachoeiras do Martello.

Destinos inteligentes

Já há um bom tempo, quem vai para Brotas conta com a facilidade de encontrar informações turísticas em um único lugar: no sistema de gestão de informações turísticas que integra tecnologia e comunicação Destinos Inteligentes. É só baixar o aplicativo para encontrar o que o turista precisa sobre atrativos, rede hoteleira, meios de alimentação e até eventos. 

COMPARTILHE