Dólar Hoje | Euro Hoje | 26/04/2024

Home / Colunas / Minha Receita

Bolo de mandioca (Mané pelado)

Vanessa Estrella

Minha Receita 19/10/21

Bolo delicioso de nome engraçado, feito com mandioca, coco e queijo. Existem várias versões para origem do nome, uns dizem que é em homenagem a um agricultor que, por superstição, colhia as mandiocas pelado, outros dizem que havia um ladrão que roubava as mandiocas pelado. 

Há ainda uma lenda de que o “mané” estava de olho na vizinha e vivia fazendo propostas indecorosas para a moça. Para se vingar, no dia do aniversário dele, ela convidou toda a família do rapaz e, dizendo ser uma festa surpresa, escondeu os convidados no seu quarto. Quando ele chegou, a moça avisou que iria até o quarto se arrumar e assim que estivesse pronta o chamaria. Depois de um tempo lá foi o Mané, PELADO, no quarto em que sua família o aguardava com um bolo de mandioca para cantar os parabéns.

Independente da história, o bolo é muito saboroso, molhadinho, além de ser uma ótima opção para quem tem intolerância ou restrições alimentares, pois não leva farinha de trigo e o leite pode ser substituído por leite vegetal.

Ingredientes

350g de mandioca crua ralada

150g de queijo meia cura ralado (Pode substituir pelo coalho ou por outro de sua preferência) 50g de coco fresco ralado 200g de açúcar (pode substituir por 150g de açúcar de maçã ou outro adoçante)

2 ovos

50ml de óleo (uso o de coco)

70ml de leite (pode ser leite vegetal de arroz, amêndoas) 100ml de leite de coco

Misture tudo em um bowl e coloque em uma forma untada. Leve para o forno aquecido a 180 graus e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espere esfriar para desenformar e cortar.


COMPARTILHE