Dólar Hoje | Euro Hoje | 16/04/2024

Home / Colunas / Minha Receita

Bife Wellington

Alê Lembo

Minha Receita 12/08/22

Que tal surpreender o paizão com esse prato digno dos melhores restaurantes?

Fácil, prática e muito saborosa, essa receita vai agradar até o pai com o paladar mais apurado.

Ingredientes

2 medalhões de filet mignon

2 pedaços pequenos de filet mignon

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

80g presunto cru fatiado

200g de massa folhada

2 colheres de sopa de mostarda l’ancienne

1 ovo 

Plástico filme

Com a frigideira quente adicione o azeite e em seguida disponha os medalhões de carne. Tempere com pimenta do reino e sal. Mantenha os pedaços menores por 1 minuto e já vire. Para os maiores, aguarde de 2 a 3 minutos e vá virando para selar as laterais. Retire os pedaços menores e tempere o outro lado dos medalhões maiores. Sele as laterais sendo que no processo todo você não levará mais do que 5 minutos. Reserve a carne.

Forre uma tábua com plástico filme e disponha de duas a quatro fatias de presunto parma. Espalhe por cima uma colher de sopa de mostarda, seguido de uma colher de cogumelos. Acomode o medalhão e uma das pontas menores e envolva-os embrulhando com o parma e apertando bem com a ajuda do plástico filme. Armazene na geladeira (ou congelador) enquanto prepara o outro medalhão.

Corte um pedaço da massa folhada e abra com a ajuda de um rolo para massas. Antes, polvilhe farinha na bancada e na massa. Queremos deixar a massa folhada mais fina, para assar e ficar crocante dentro dos 30 minutos, sem perder o ponto da carne. 

Remova o plástico da carne envolta no presunto e acomode no centro da massa folhada. Embrulhe-a com a massa, ajustando as laterais e colando uma massa na outra com a ajuda da clara de ovo. Corte dos excessos de massa. 

Acomode os medalhões embrulhados em uma assadeira, pincele gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 250ºC por 10 minutos. Passe para a temperatura máxima e finalize em 5 minutos (a massa deverá estar dourada). 

Molho de vinho tinto

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa de azeite

1 colher de sobremesa de farinha de trigo

40 ml de caldo de legumes

½ xícara de chá de vinho tinto seco

Pimenta do reino, sal, cúrcuma e páprica picante

1 colher de café de manteiga gelada

Aqueça novamente a frigideira e adicione a manteiga com o azeite. Coloque a farinha de trigo e mexa até que ela fique levemente dourada e acrescente o caldo de legumes e continue mexendo bem. Coloque o vinho tinto e siga mexendo até que fique homogêneo. Tempere com pimenta do reino, sal, cúrcuma e páprica picante. Finalize com uma colher de café de manteiga gelada para dar brilho. 




COMPARTILHE