Dólar Hoje | Euro Hoje | 19/04/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Barracão Teatro reabre com o espetáculo ‘Nau Frágil’

Da Redação

Agenda Cultural 17/05/22

O Barracão Teatro está de portas abertas para receber o público com o projeto Barracão 20V. O retorno presencial desse importante centro de investigação e pesquisa das artes da cena, localizado em Barão Geraldo - Campinas (SP), ocorre com o espetáculo “Nau Frágil” a partir do dia 21 de maio e segue nos dias 22, 28 e 29, com apresentações nos sábados, às 21h, e domingos, 20h. A direção fica a cargo de Tiche Vianna e no elenco estão os atores Esio Magalhães e Miguel Rosa. Essa é a primeira vez que mãe, pai e filho encaram o desafio de trabalharem juntos em um projeto sem a participação de outros artistas em cena. 

Depois de uma longa pausa por conta da pandemia, o Barracão 20V, lançado há quatro anos com o objetivo de presentear o público com espetáculos diferentes todos os meses, está de volta com uma programação até o fim de 2022. Além da estreia com “Nau Frágil”, para junho, os espetáculos também já estão agendados e serão ‘WWW para Freedom’ e ‘Birita procura-se’.

O Barracão 20V funciona com ingressos no chapéu, ou seja, o público decide o quanto vai pagar e oferece este valor ao final do espetáculo. Para garantir seu lugar, o público deve chegar com uma hora de antecedência e seguirá sendo obrigatório o uso de máscara.

“Esse retorno é para nós um esperançar e também estamos olhando com otimismo para um cenário de termos sobrevivido nesses últimos anos que foram tão desafiadores para o mundo”, destaca Tiche Vianna. O ator Miguel Rosa completa que está muito emocionado em voltar a pisar no palco e sentir o calor do público presente”, diz.

Nau Frágil, uma reflexão sobre o mundo e si mesmo

“Nau Frágil” começou com o estudo e releitura do texto O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A dramaturgia partiu da provocação das artistas Roberta Estrela Dalva, Solange Dias, do artista Salloma Salomão e do filósofo Luiz Fuganti, que após a leitura de Arrabal, apresentaram suas reflexões por meio de materiais próprios: cenas, linguagens, aulas e outras leituras sobre o mesmo tema. Da intersecção dos materiais produzidos, Tiche Vianna, que também dirige o espetáculo, em diálogo criativo com os atores, criou esta história e o modo de contá-la.

Na peça, Robinson (Esio Magalhães), único sobrevivente de um naufrágio, alcançou uma ilha que não está nos mapas e, portanto, nunca foi resgatado. Depois de muitos anos vivendo ali, isolado e só, se depara com a chegada de um outro náufrago, Sexta-Feira (Miguel Rosa), tão jovem como ele quando chegou, mas sem memória. Ambos passam a conviver. Robinson é curioso sobre Sexta Feira que se diverte com as certezas do velho náufrago, mas não contém seu desejo em se aventurar. Robinson, que acredita controlar toda a ilha, tem suas certezas ameaçadas pela chegada do jovem náufrago. Por isso se desentendem e se separam. É na separação que Sexta-Feira e Robson descobrem um mistério sobre a ilha.

Serviço:

O que: Espetáculo  “Nau Frágil”

Quando: Dias 21, 22, 28 e 29 de maio (sábados e domingos)

Horário: 21h (sábado) e 20h (domingo)

Onde: Barracão Teatro (Rua Eduardo Modesto, 128 - Vila Santa Isabel, Campinas)

Capacidade: 50 lugares

Telefone: (19) 99113-8350

Quanto: Ingresso no chapéu (público coloca o valor que atribui à experiência cênica, ao final do espetáculo e pode ser pago com dinheiro, cartão ou pix).

Protocolos de segurança: Obrigatório uso de máscaras


COMPARTILHE