Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

A refrescância dos drinques

Repórter Gastronômico

Os dias luminosos e as floradas coloridas da primavera brasileira são um convite aos bons encontros. Em espaços abertos ou fechados, uma unanimidade é o convívio na mesa em torno da boa gastronomia, que no caso, começa sempre por aperitivos e boas bebidas.

É neste contexto que os drinques, alcoólicos ou não, ganham cada vez mais protagonismo e espaço nos cardápios para conquistar o paladar dos clientes dos melhores restaurantes, afinal, eles dão cada vez mais personalidade aos estilos culinários oferecidos. 


Da caipirinha clássica oferecida pelo Empório do Nono, em Barão Geraldo, que é ideal para aguçar o paladar de Jesus feijoada servida às quartas-feiras e aos sábados, até os coquetéis mais sofisticados do cardápio do Elixir Restaurant & Lounge Bar, no Cambuí, em Campinas, as bebidas estão fazendo sucesso em diversos lugares da cidade.

No Applebee's, no Shopping Iguatemi, que conta com um cardápio novo de drinques, o destaque vai para a Arte Tropical, uma bebida preparada com cachaça premium 1922 envelhecida, xarope de cranberry e suco de maracujá. Já a Cachaça de Maçã, que é feita à base de cachaça premium 1922 prata, xarope de maçã, limão e Cointreau é outra preparação que se soma às opções ideais para dias mais quentes e alegres, combinando muito bem com entradas e saladas variadas da casa .


Culinária japonesa também harmonizada com os coquetéis. Essa é a proposta oferecida pelo Oguru Sushi & Bar, localizado no Galleria Shopping Campinas. Por lá, as bebidas mais solicitadas são o Oguru Mule, que é a versão do Moscow Mule, que leva vodka Haku, capim santo, além e limão. A casa ainda conta com outros drinques sofisticados como Raichi feito com Vodka, grapefruit, rosas, lichia, saquê gaseificado e clássicos, como o Negroni, todos sugeridos para harmonizar as opções de rodízio da casa.


Os drinques também são ótimos para o encerramento de experiências gastronômicas de qualidade. À base de licores ou frutas, eles são sofisticados e facilitam a digestão. Alguns ainda utilizam-se de bases de café, para que o sabor mais marcante encerre a refeição, muitas vezes sem a necessidade de optar por uma sobremesa.

O @reportergastronomico valoriza esse tipo de gastronomia pensada em detalhes, o que torna as idas aos restaurantes em momentos mais que exclusivos, do início ao fim, despedindo-se sempre com a proposta de voltar. 

COMPARTILHE