Dólar Hoje | Euro Hoje | 25/04/2024

Home / Noticias / Cidades

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta na Concha Acústica

Da Redação

Cidades 28/04/22

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, concerto gratuito, na Concha Acústica do Taquaral. O evento começa às 18h, com entrada pelo portão 3 da Lagoa. O maestro convidado é Eder Paolozzi, regente titular da Nova Orquestra e da Funk Orquestra. No repertório, obras de Carlos Gomes, clássicos, músicas românticas e seleção de sambas.

Este será o primeiro concerto do ano da Orquestra na Concha. O último foi o de Natal. O maestro convidado Eder Paolozzi também já regeu a Orquestra Sinfônica de Campinas em 2019, no concerto em homenagem ao Mês da Consciência Negra com a participação do rapper Criolo e o lendário sambista Nelson Sargento. “É muito importante poder fazer esses concertos abertos e, em especial este em homenagem ao Dia do Trabalho e com músicas alegres e animadas, à altura de uma grande comemoração que a data merece”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

O concerto inicia com a “Abertura da Ópera Fosca”, uma das mais importantes obras de Carlos Gomes. Fosca é a segunda ópera de Gomes, quando apresentada no Teatro alla Scala de Milão, fez tanto sucesso que teve quinze recitais. Esta obra de 1873, foi dedicada ao seu irmão José Pedro de Sant’Anna Gomes.

A apresentação segue com as ‘Danças Polovetsianas’, da ‘Ópera do Príncipe Igor’, do compositor Aleksandr Borodin. Ele, como tantos outros compositores, tornou-se conhecido do grande público por adaptações de suas obras para canções populares. Os norte-americanos Robert Wright e George Forrest, adaptaram “Dança Deslizante das Donzelas” desta ópera em “Stranger in Paradise”, para o musical Kismet, canção esta que teve muito sucesso na voz de Tony Bennett.


COMPARTILHE