Dólar Hoje | Euro Hoje | 03/04/2025

Home / Noticias / Cidades

Ana Suy abre a temporada 2025 do Café Filosófico CPFL

Da Redação

Cidades 12/03/25

O Café Filosófico CPFL dá início à sua temporada 2025 com o retorno das gravações inéditas em seu estúdio, localizado na sede do Instituto CPFL, em Campinas. A partir desta quinta (13/3), os encontros presenciais com transmissão ao vivo pelo YouTube acontecerão sempre às quintas-feiras, às 19h. A estreia será com um módulo especial denominado Vocabulário das Emoções, que se estenderá até abril.

Com curadoria dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker, o módulo busca construir um pequeno vocabulário de emoções, abordando como os afetos e sentimentos influenciam e determinam nossas relações, comportamentos e a forma como nos posicionamos no mundo. "Emoções, afetos e sentimentos saíram de seu espaço reservado na vida privada, da família ou no divã, para ocupar a praça pública e determinar modalidades de alianças, projetos e formas de vida", explica Dunker. "A manipulação digital dos afetos tem tornado esse impacto ainda mais gritante, e é urgente refletirmos sobre as oposições, inversões, fixações e transformações desses afetos", completa Ana Suy.

O primeiro encontro do módulo será conduzido por Ana Suy e tratará das três primeiras palavras propostas para este vocabulário das emoções: vergonha, solidão e desamparo. A palestra se aprofunda na compreensão desses afetos, relacionando-os ao modo como construímos nossa identidade, ao impacto das redes sociais na percepção do "outro" e à nossa estrutura de base enquanto seres humanos. Ana Suy propõe uma leitura das emoções como cuidado com a imagem própria e do outro, oferecendo um olhar profundo sobre o desamparo e o medo da solidão.

Sobre a palestrante

Ana Suy é psicanalista, escritora e professora, com vasta formação acadêmica e experiência clínica. Doutora em pesquisa e clínica em psicanálise pela UERJ e mestre em Psicologia Clínica pela UFPR, é autora de livros como “A gente mira no amor e acerta na solidão” e “Não pise no meu vazio”, entre outros. Ela também coordena o grupo de estudos Lendo Freud Hoje e é idealizadora do Clube de Palavras.

A programação de março deste módulo especial do Café Filosófico CPFL ainda inclui as palavras "Inveja, indignação e gratidão", com a psicanalista Mayla Di Martino; e "Medo, angústia e solidariedade", com a artista, escritora e pesquisadora Tatiana Schunck. O vocabulário das emoções segue sendo construído ao longo do mês de abril com o acréscimo de novas palavras. O psicanalista Christian Dunker falará sobre “Alegria, tristeza e luto”; “Amor, ódio e ignorância” serão tratados pelo psicanalista Jorge Sesarino; “Atenção, tédio e serenidade” serão abordados pela psicanalista Luciana Salum; e para concluir, o psicanalista Alexandre Patrício tratará de “Culpa, espanto e reparação”.

Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.

Confira a programação de março:

- 13/03, quinta-feira, 19h: Vergonha, solidão e desamparo, com Ana Suy, psicanalista 

- 20/03, quinta-feira, 19h: Inveja, indignação e gratidão, com Mayla Di Martino, psicanalista 

- 27/03, quinta-feira, 19h: “Medo, angústia e solidariedade”, com Tatiana Schunck, artista, pesquisadora e escritora

Confira a programação de abril:

- 03/04, quinta-feira, 19h: “Alegria, tristeza e luto”, com Christian Dunker, psicanalista 

- 10/04, quinta-feira, 19h: Amor, ódio e ignorância, com Jorge Sesarino, psicanalista

- 17/04, quinta-feira, 19h: Atenção, tédio e serenidade, com Luciana Salum, psicanalista

- 24/04, quinta-feira, 19h: Culpa, espanto e reparação, com Alexandre Patrício, psicanalista

Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no canal do Café no YouTube.


COMPARTILHE