Dólar Hoje | Euro Hoje | 28/03/2024

Home / Colunas / Turismo

A histórica Tiradentes

Maria Cecilia Valadares Zitto

Turismo 16/07/21

Tiradentes é uma cidade histórica, cultural, artística e turística de Minas Gerais, que possui um dos mais bem preservados acervos sobre a história do Estado e do Brasil.

O arraial Santo Antônio do Rio das Mortes foi fundado por paulistas, que acharam ouro na região, em 1702. Anos mais tarde a localidade passou a ser chamada de Arraial Velho. Em 1718, o arraial se tornou a Vila de São José e foi considerada cidade em 1860. Somente em 1889, com a Proclamação da República, que a cidade passou a se chamar Tiradentes, em homenagem ao personagem mais importante da Inconfidência Mineira.

Ao longo do século XVIII a região foi muito explorada devido ao ouro, sendo assim um dos grandes centros produtores de Minas Gerais.

O que visitar?

As edificações de arquitetura barroca chamam a atenção e transportam seus visitantes numa viagem ao passado. Um dos melhores e mais belos exemplos é a Igreja Matriz de Santo Antônio, a segunda igreja mais rica em ouro no Brasil - são 482 kg, e a construção tem a fachada ornamentada com esculturas de Aleijadinho. No seu interior, há um órgão de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

A Capela de Nossa Senhora das Mercês tem um único altar colorido e pinturas em estilo rococó; a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída em pedra, com três altares de talha e os santos São Benedito, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão; a Casa do Padre Toledo, hoje transformada em museu; o Santuário da Santíssima Trindade; o Monumento a Tiradentes; o Museu da Liturgia e o Museu de Sant´Ana são algumas dentre muitas outras atrações turísticas e históricas existentes na cidade.

O Largo das Forras é a praça principal e badalada de Tiradentes, ponto de partida para iniciar a visita ao Centro Histórico. Ao redor dela, estão os restaurantes, bares, pousadas, lojas variadas e a Capela Bom Jesus da Pobreza. 

A cidade realiza eventos mensais, alguns deles bem famosos e tradicionais, como a Mostra de Cinema de Tiradentes, o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia e o carnaval. Além disso é possível praticar atividades de aventura como trekking, cicloturismo e rapel, visitar grutas, cachoeiras e fazer um passeio de Maria Fumaça até São João Del-Rei.

Onde se hospedar?

No Centro Histórico estão a Pousada Mãe d´Água, Pousada Brisa da Serra e a Pouso das Gerais, próximo ao centro o Solar da Ponte, um dos primeiros da cidade. A Pousada Armazém 26 é uma das mais recentes. Dentro de um lindo parque e a 800 m do centro histórico está a Pouso Alforria.

Onde comer?

Que a culinária mineira é maravilhosa, todos já sabem, mas vale dizer que o turismo gastronômico é muito forte em Tiradentes. Os restaurantes são excelentes, dentre eles estão o Restaurante Ora Pro Nobis, o Tragaluz, Angatu, Pacco & Bacco, Pau de Angu, Viradas do Largo, Estalagem do Sabor e o Luth. No distrito de Bichinho se localiza o imperdível Tempero da Ângela.

Para quem gosta de artesanato, móveis rústicos, obras de arte e decoração, Tiradentes e Bichinho oferecem grande variedade de lojas e ateliês incríveis.

Belas paisagens, ruas estreitas de pedra, casarões coloniais, igrejas barrocas, clima aconchegante e tranquilo, Tiradentes é o cenário perfeito para quem busca entretenimento, boa culinária e descanso.







COMPARTILHE