Dólar Hoje | Euro Hoje | 19/04/2024

Home / Noticias / Geral

Agir salva vidas!

Da Redação

Geral 10/09/21

A campanha Setembro Amarelo salva vidas! 


Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Hoje, o principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertando a sociedade a respeito desta triste realidade. O suicídio é um fenômeno complexo, com diferentes características e de múltiplas determinações que afeta a sociedade como um todo e não apenas os familiares das vítimas. O tema, envolve pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Esses efeitos estão em nível global e podem ser prevenidos.

O passo mais importante é saber identificar os sinais da pessoa que demonstram comportamentos suicida, e que nem sempre são visíveis. Há práticas que precisam de atenção, como os indícios verbais: “estou cansada (o), eu não aguento mais”. Na maioria das vezes as pessoas não se alertam a essas palavras que podem prenunciar a intenção de se retirar a própria vida.

Também, é preciso observar os sintomas associados na rotina do indivíduo, pois algumas mudanças no cotidiano podem ser vestígios de risco, como: isolamento, desinteresse, depressão, má alimentação, alteração no sono e agressividade. Caso isto ocorra, deve-se perceber que a pessoa não está bem e precisa de ajuda.

A existência de algum transtorno mental também precisa de acompanhamento especial, pois pode ser um fator a desencadear atos suicida.  O médico psiquiatra é o especialista em saúde mental e caso necessário, deve-se buscar atendimento com este profissional para dar início a um tratamento farmacológico ou psicoterápico mais adequado. 

Felizmente, existem diversos elementos relacionados à vida, que são capazes de aumentar a prevenção e diminuir os riscos. Destacam-se: a ausência de doença mental, autoestima elevada, o bom suporte familiar, a capacidade de adaptação positiva e de resolução de problemas, estar empregado, ter laços sociais bem estabelecidos com amigos e familiares, a relação terapêutica positiva, a frequência a atividades religiosas, o senso de responsabilidade com a família, ter crianças em casa e fazer atividades físicas. 

Sendo assim, campanhas de prevenção e empatia com pacientes psiquiátricos são de máxima importância e podem evitar o ato de tirar a própria vida. Setembro amarelo, é o mês da prevenção ao suicídio, mostrando que é preciso agir! Mas vale ressaltar, que a prevenção e observação deve ser feita o ano inteiro.

Por uma sociedade dedicada à defesa da vida!


COMPARTILHE