Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Noticias / Geral

A dieta dos dados: como se alimentar de informações e prosperar

Samuel Leite

Geral 04/09/23

Os dados estão por toda parte, como pãozinho quente em padaria de bairro. Você acorda, pega o celular e, pronto, já está gerando dados. É escova como os dentes, mas em vez de creme dental, você usa bytes e bits.

Dizem por aí que os dados são o novo petróleo. Mas eu prefiro pensar neles como o café da manhã da era digital. Porque? Agora, o petróleo é algo que você extrai, refina e usa até acabar. Já o café da manhã, volta todo dia, fresquinho e cheio de possibilidades!

Imagine que você está fazendo ovos mexidos. Você precisa de ovos, mas também de sal, pimenta e talvez um pouco de queijo. Cada ingrediente é como um pedaço de dado. Sozinhos, são apenas ingredientes. Mas junte-os da maneira certa e você tem uma refeição deliciosa.

Assim como na cozinha, no mundo dos negócios, os dados precisam ser “temperados” com algoritmos para revelar seus sabores ocultos. Segundo uma pesquisa da McKinsey, empresas que utilizam análise de dados têm 23 vezes mais chances de conquistar clientes. É como se o seu ovo mexido viesse com um croissant francês de brinde!

O caso da Netflix: o chef de dados

Vamos falar da Netflix. Eles sabem exatamente como temperar seus dados, usam algoritmos para recomendar filmes e séries baseadas no que você já assistiu. É como se o chef soubesse que depois do ovo mexido, você adoraria um suco de laranja fresquinho.

A Netflix economizou cerca de 1 bilhão de dólares em 2019 graças às suas recomendações personalizadas. É muito dinheiro, daria para comprar uma padaria inteira só de croissants.

Então, o que podemos esperar do futuro? Mais dados, é claro! Mas também mais maneiras de usá-los. Com o avanço da inteligência artificial, os dados não serão apenas o café da manhã digital, mas o almoço, o jantar e até a sobremesa.

Então, da próxima vez que ouvir que os dados são o novo petróleo, lembre-se: eles são muito mais do que isso. São o cardápio completo de um restaurante cinco estrelas, esperando para ser descoberto. E o melhor de tudo? O buffet é à vontade. Sirva-se e aproveite as delícias que a economia dos dados tem a oferecer!

COMPARTILHE