Dólar Hoje | Euro Hoje | 24/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Vinho no verão

Daniel Perches

Vinho 15/03/21

Estamos na estação mais quente do ano (e pode colocar quente nisso). E com a temperatura sempre muito elevada, sabiamente costumamos consumir bebidas frescas e geladas.

Tem gente que imediatamente associa o calor a uma boa cerveja, daquelas que vem “trincando”, mas dá para inserir o vinho aí, não só como alternativa, mas como um grande aliado às comidas. E é justamente aí que entram os vinhos brancos, espumantes e rosés. São tipos de vinhos que devem ser servidos bem resfriados, em torno de 5°C e que combinam perfeitamente com os dias quentes.

Além disso, quando pensamos nas harmonizações, os espumantes são grandes “curingas”, que podem ser bebidos desde aperitivos para começar a reunião até combinados com uma vasta gama de comidas, como peixes, frutos do mar, aves e até carnes.  Há ainda muitos drinques que podem ser feitos com espumante, podendo agradar todos os gostos.

 Na categoria brancos temos muitos representantes e os mais comuns são o Chardonnay e o Sauvignon Blanc. Para os chardonnays, as moquecas são boas companheiras e um peixe grelhado temperado com limão vai muito bem com o Sauvignon Blanc.

 Rosés também são bons curingas e por terem um pouco de tanino, podem até harmonizar com carnes, mas se saem bem com os peixes gordos como o salmão e com camarões.

 Mas se você não abre mão do seu vinho tinto, não tem problema. Há muitas opções de vinhos leves que podem ser um pouco mais resfriados do que os outros. Um Pinot Noir ou um Gamay pode ser resfriado a 15°C sem comprometer seu sabor e aroma.

E para ajudar a refrescar, abaixo selecionei 3 drinques feitos com espumante:

Drinque cítrico
É uma bebida tropical, que leva suco de abacaxi e licor de laranja. Utilize o espumante gelado.

Ingredientes:

Espumante (se quiser usar champagne, fique à vontade)

1 copo de cachaça de suco de abacaxi
1 copo de cachaça de curaçao azul 
1 cereja para enfeitar

Como preparar: Em uma coqueteleira, junte o suco de abacaxi com o curaçao e misture bem. Coloque a mistura na taça e complete com champagne ou espumante. Enfeite a taça com a cereja e sirva.

Kir Royal
O Kir Royal é um drinque simples de fazer, mas bem sofisticado. Essa receita é uma das variações do Kir, que é um aperitivo criado no ano de 1904 em Dijón, na França, seu nome se deve ao político Félix Kir, que foi prefeito de Dijon por 23 anos consecutivos.

 Ingredientes:

90 ml de champagne ou espumante
10 ml de creme de cassis

Como preparar: Coloque o creme de cassis na taça e complete com o champagne ou espumante bem gelado e sirva.  

Bellin:

A bebida é famosa e bem refrescante. Só dois ingredientes, mas que se complementam perfeitamente.

Ingredientes:
Suco de pêssego

Espumante

Como preparar: Coloque ¼ de taça de suco fresco de pêssego e complete lentamente com o espumante. Se desejar mais forte de suco, é só completar depois de beber um pouco. Sirva gelado.

Daniel Perches é um dos principais especialistas e organizadores de eventos enogastronômicos no país, entre eles, o Encontro de Vinhos, que percorre as principais cidades brasileiras. Também é autor de um dos mais antigos blogs do Brasil sobre o assunto: vinhosdecorte.com.br

COMPARTILHE