Dólar Hoje | Euro Hoje | 21/05/2022

Home / Colunas / Finanças

Quais os melhores investimentos para 2022

Fábio Quinato Biral

Finanças 14/02/22

Primeiro precisamos diferenciar o perfil do investidor, se ele é conservador ou moderado, por exemplo, a renda fixa será sempre bem-vinda tradicionalmente no Brasil.

Nos últimos dois ou três anos no país, os juros estavam num patamar muito mais baixo do que estamos acostumados hoje, mas os juros devem voltar aos dois dígitos e esse cenário favorece o investidor de renda fixa com suas várias modalidades. Em mais prazo de carência, o retorno é maior e devemos aproveitar os prêmios que a renda fixa paga.

Fique sempre de olho nas perspectivas de juros e na inflação no Brasil, isso ajuda a garantir um ganho real.  No início do ano, observamos que vários títulos indexados com a inflação, trazem um bom prêmio, garantido de 5 % a 6% real. Isso acaba sendo uma alternativa interessante para o investidor conservador.

Já para o investidor um pouco mais agressivo, o mercado brasileiro está muito descontado, ano passado teve uma das piores performance do mundo, mas em 2022, o mercado brasileiro deverá melhorar pensando em outras bolsas no mundo. 

Não podemos esquecer ainda que temos diversos desafios como a pandemia, uma eleição brasileira bem polarizada pela frente, fora as discussões no congresso de reformas e teto de gastos. Uma dica é sempre estar atento, porém respeitando seu perfil e aumentando a exposição de leve, pode ser um caminho interessante a renda variável. 


Fábio Quinato Biral, atua como agente autônomo de investimentos, é certificado no Programa de Qualificação Operacional (BM&F Bovespa) e CPA-20 (Anbima). Sócio da Miura Investimentos, desempenha a função de diretor operacional, responsável pelas áreas de produtos, operações e compliance do grupo. 


COMPARTILHE
MAIS LIDAS DA SEMANA
REVISTA DIGITAL