Dólar Hoje | Euro Hoje | 21/05/2022

Home / Colunas / Mesa Posta

Postura a mesa

Ana Paula Aluani

Mesa Posta 04/05/22

A etiqueta começa na postura, que denota elegância e sugere boa impressão. Quando estiver à mesa, O adequado é sentar-se da metade da cadeira para frente, com a coluna reta e braços junto ao corpo, na mesa o que se encosta são os punhos, jamais os cotovelos. 

Ao se sentar abra o guardanapo de tecido e posicione no colo, sendo ele grande, dobre-o ao meio com a abertura voltada para si. Caso seja necessário se ausentar da mesa por algum motivo, pedir licença com descrição a quem estiver próximo e dispor o guardanapo à esquerda do prato, com a parte suja não aparente, após a refeição, colocar guardanapo sobre a mesa ao lado esquerdo do prato. O guardanapo de papel não vai ao colo e poderá ser colocado do lado direito durante o uso.

Falar baixo e não gesticular com os talheres, a boca não chega perto do prato, o garfo ou a colher é que são levados até a boca, não falar com a boca cheia, antes de beber qualquer líquido, limpe a boca com o guardanapo. A faca é utilizada para cortar, nunca para empurrar a comida, evite assuntos polêmicos à mesa, jamais fume à mesa, não use palito de dente de modo algum, caso seja necessário, vá até o lavabo e use o fio dental.

Todas essas regras servem para o anfitrião e também para o convidado. O bom comportamento à mesa não é frescura é respeito pelo próximo.



COMPARTILHE
MAIS LIDAS DA SEMANA
REVISTA DIGITAL