Dólar Hoje | Euro Hoje | 21/05/2022

Home / Colunas / Dica Cervejeiro

Inverno e harmonização com cervejas

Ladir Almada Neto

Dica Cervejeiro 13/05/22

O friozinho chegou e para muitos não é mais época de se beber cerveja. Há uma lenda em que cerveja combina única e exclusivamente com o calor. Será mesmo?  Eu discordo! É possível e bem gostoso aproveitar uma boa cerveja mesmo no frio.

Para falarmos das cervejas que combinam com essa época do ano, a melhor regra e mais simples seria a cerveja mais “pesada”. 

A cerveja “pesada” é aquela com maior teor alcoólico, com uma base de malte maior e mais complexa. Quanto maior a quantidade de malte, maior o teor alcoólico da cerveja e quanto mais maltes especiais tiver a receita, mais complexa fica essa cerveja. 

Maltes especiais são aqueles com torras ou tostas diferenciadas, como os maltes que dão cores avermelhadas, acobreadas e escuras à cerveja. Além da possibilidade de maltes defumados que remetem a bacon.  

No mercado há opções dessas cervejas feitas especialmente para serem apreciadas no nos dias frios, como a a Imperial Stout nomeada Matrioska. Ela é uma cerveja sazonal, que se encaixa perfeitamente ao clima mais frio.  

A receita leva cinco tipos de maltes de diferentes, além de nibs de cacau e cumaru. Os nibs de cacau dão cremosidade e notas de chocolate e avelã à receita, já o cumaru confere notas intensas de baunilha, que deixam a cerveja de 11% de teor alcoólico mais equilibrada e repleta de gostos e aromas para sua experiência ser única. 

Como sugestão de harmonização a Matrioska, os doces são excelente acompanhamento, experimente com cannoli de avelã ou bolo de chocolate e deixe sua experiência ainda mais agradável. 

Espero que tenha deixado uma pontinha de curiosidade para sua próxima nova experiência e, também, ter mostrado que há muitas opções de cervejas para serem bem apreciadas no inverno. 


Ladir Almada Neto é mestre em gestão e cervejeiro por paixão na Cervejaria CAMPINAS


COMPARTILHE
MAIS LIDAS DA SEMANA
REVISTA DIGITAL