Dólar Hoje | Euro Hoje | 24/04/2024

Home / Noticias / Cidades

Inscrições para 2ª edição da Taça das Favelas podem ser feitas até 20 de maio

Da Redação

Cidades 12/05/22

A Prefeitura de Campinas e a Cufa (Central Única das Favelas), com apoio da EPTV, lançaram nesta terça-feira, dia 10 de maio, a 2ª edição da Taça das Favelas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 20 de maio, pelo aplicativo Placar Esportivo.

Serão 32 times no masculino e 16 no feminino, com expectativa de cerca de mil atletas na disputa do torneio. No masculino, podem participar adolescentes de 14 a 17 anos. No feminino, a partir de 13 anos, sem idade limite.

“A Taça das Favelas é um momento de valorização das nossas comunidades. É um marco para a nossa cidade”, disse o vice-prefeito, Wanderley de Almeida. “Nossa expectativa é de que seja um grande sucesso, como foi em 2019”, completou.

O torneio tem como objetivo promover a conscientização e a inclusão por meio do esporte; a integração das comunidades e a ressignificação do território e fortalecimento da autoestima da juventude das favelas e núcleos residenciais.

Michele Eugênio, presidente da Cufa Campinas, também espera que a Taça das Favelas deste ano atraia ainda mais jovens que a de 2019. “A primeira edição atraiu mais de 5 mil jovens. Este é um projeto muito importante, que oportuniza muitas coisas para os nossos jovens”, disse.

Jogos

A abertura com o primeiro jogo será em 18 de junho. Mas antes disso, os inscritos participarão das peneiras, nos dias 28 e 29 de maio. A final está marcada para 23 de julho.

Taça das Favelas

A Taça das Favelas faz parte do calendário oficial de eventos de Campinas, desde 2021, por meio da Lei Municipal 16.100.

Organizada pela Cufa, a competição é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Ao todo, mais de 100 mil jovens participam da competição, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades até a final.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, oferece a infraestrutura para as competições, como o campo para os jogos, a arbitragem, os troféus e medalhas e também os lanches para as seleções.

“A Taça das Favelas é uma forma de oportunizar esportes para esses jovens. Temos mutia dificuldade em atrair essa faixa etária e com a visibilidade que o torneio traz tenho certeza que mais jovens serão atraídos”, disse Fernando Vanin, secretário de Esportes e Lazer. “A Taça também é importante para a revelação de novos talentos”, completou.

Geovanna Borges, vice-presidente Estadual da Cufa Brasil, também falou da importância da Taça como projeto social. “É o maior projeto de mobilização e de oportunidades para esses jovens. É a favela produzindo, jogando e assistindo”, disse.

Hoje, segundo Geovanna, 160 jovens que passaram pela Taça das Favelas atuam em times profissionais.

Cufa

A Cufa é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Ela existe há 20 anos.

Já a unidade de Campinas foi criada em 2019 e a sua primeira ação foi a realização da Taça das Favelas.

As informações sobre a Taça das Favelas estão disponíveis nas redes sociais.

No Instagram (@tacadasfavelascampinas e @cufacampinas) e no Facebook da da Cufa Campinas (https://www.facebook.com/cufacampinassp


COMPARTILHE